Se você só faz MPV, você precisa conhecer o MVT!



Nem sempre o MVP é a solução mais eficaz para validar uma ideia. Muitas vezes, antes até de pensar em fazer um MVP, um dos caminhos é fazer um MVT. Mas o que seria um MVT?

MVT é uma sigla para "Minimum Viable Test". Ele serve para testar hipóteses essenciais para a criação de um produto ANTES até de criar um MVP. Se o MVT for muito bem feito, muito provavelmente o resultado do seu MVP será ainda mais impactante.


Mas há um outro benefício: pode ser que nem seja preciso fazer um MVP. Isso aconteceu aqui na FUTURO S/A recentemente: quem me acompanha aqui sabe que eu lancei um livro há pouco tempo chamado "Reinvente o seu RH". Para quem não conhece, segue o link: www.futurosa.com.br/reinvente


Antes de iniciar a produção do livro, era essencial testar algumas hipóteses. Esse processo é um pouco mais profundo, mas para simplificar, testamos 2 hipóteses centrais:


1. As pessoas precisam desse tipo de conteúdo?

2. O que as pessoas não precisam e não querem?


Responder essas perguntas era muito importante por dois motivos: O 1o é que criar coisas que as pessoas não precisam é o principal motivo de produtos (e até startups) não darem certo. E o 2o é que já partir para um MVP para testar hipóteses tb dá um trabalho gigante - mesmo sendo uma versão simplificada do que vc pretende entregar.


Se você faz um bom MVT, é possível ter, através de DADOS concretos, uma maior confiança sobre o sucesso de uma ideia.

O mais importante é analisar a hipótese central do projeto através de múltiplos testes. No nosso caso, utilizamos elementos que já tínhamos em mãos: nosso blog, redes sociais, textos, imagens, posts, pesquisas e outros materiais com foco na ideia central do livro.


Tudo foi testado em um curtíssimo espaço de tempo e sem precisarmos mencionar que iríamos lançar um livro. Sem fazer um MVP.


É claro que, em muitos casos, pode ser necessário fazer um MVP. Mas o fato é que o MVT tem contribuído para termos mais conhecimento e dados e tomar decisões de lançar (e também de não lançar) algumas iniciativas.


De qualquer forma, uma coisa que precisamos ter clareza é que mesmo que você faça MVT, MVP ou qualquer outra metodologia, o seu projeto pode fracassar. Nada é garantido. Afinal, você só sabe realmente se a sua ideia terá sucesso quando você lança no mundo real.

Esse é um conceito interessante que pode ser aplicado, inclusive, em projetos da sua área. Independente se vc atua em RH, Finanças ou Marketing é uma abordagem que pode ajudar a tomar decisões se determinados projetos valem a pena serem desenvolvidos.


E, caso positivo, os dados podem contribuir para vender melhor essas ideias internamente para que elas saiam do papel. E acelerar o desenvolvimento de MVPs mais próximos do que seus clientes precisam.


Grande abraço e até a próxima!

Let´s keep rocking! :-)

 

0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!