top of page
Buscar

O que você faz hoje é o que você estará fazendo em 2025?



O trabalho que você estará fazendo até o final dessa década terá muito pouco (ou nada) a ver com o que vc faz hoje. A propósito, se o que você estiver fazendo em 2025 ou 2030 for muito parecido com o que você faz hoje, você tem um grande problema para resolver nos próximos anos.


Não vamos fazer em 2030 o que fazemos hoje. O que você vai começar a fazer hoje para manter-se relevante nos próximos anos?

Mais importante do que focar seu desenvolvimento na próxima promoção ou no próximo cargo, é você focar no desenvolvimento de habilidades essenciais que vão tornar o seu trabalho fundamental para o sucesso dos clientes e da sua organização.


O mais importante é focar em como você vai contribuir para resolver os problemas e desafios que eles terão hoje e nos próximos anos.


Não pense nas profissões do futuro. Seu foco não pode ser tentar prever o futuro. Foque nos sinais de mudança que estão acontecendo hoje. Pense nos problemas que as empresas, as pessoas e a sociedade terão que resolver nos próximos anos. Pense em como as suas fortalezas podem contribuir para resolver esses problemas. Esse pode ser um caminho interessante para você vai encontrar as melhores oportunidades profissionais para você nessa década. É aí onde você vai encontrar a atividade que você vai realizar nos próximos anos.

Começar a pensar dessa forma vai fazer com que você esteja mais do que preparado quando a oportunidade passar na sua frente. Qualquer que seja ela. Até aquelas que você jamais imaginou. Ou até, quem sabe, criar a sua própria atividade, independente dela existir hoje ou não.


Pensar dessa forma vai contribuir para que sua atuação esteja sempre alguns passos à frente do que o mercado está fazendo - e lhe ajudar a criar o seu futuro.


Para tomar as rédeas do seu futuro, seguem algumas perguntas que podem lhe ajudar nesse inicial de reflexão. Experimente fazer o exercício de responder essas perguntas.


Vamos lá?


1. Quais mudanças que estão ocorrendo no segmento em que você atua? Quais os impactos que estas mudanças vão gerar no tipo de trabalho que você faz e na sua empresa? Quais oportunidades podem surgir a partir destas mudanças? Você está preparado para estas oportunidades?


2. Quais desafios que o negócio está enfrentando e que você poderia contribuir? Se há desafios que você não consegue contribuir hoje, como você vai se preparar para acelerar seu desenvolvimento nessas áreas?


3. De quais áreas você precisa estar mais próximo para desenvolver uma perspectiva mais ampla do negócio em que você atua e atuar de forma mais estratégica?


4. O quanto você se sentiu desafiado e se colocou em situações novas nos últimos meses?


5. Quais as últimas 3 inovações que você e sua equipe vão colocar em ação nos próximos 6 meses para resolver esses problemas? Quais inovações que você liderará junto com outras áreas para transformar a experiência dos seus clientes?


6. Quais os principais problemas que você acha que o seu mercado precisa resolver? Quais desses problemas você teria vontade de resolver? O que falta para você iniciar essa jornada para resolver esses problemas?


Seria fantástico se você pudesse sempre unir um novo cargo com desafios espetaculares que vão te desenvolver ainda mais e ajudá-lo a conhecer seu propósito. Mas, o fato é que essa é uma combinação cada vez mais rara.


Por isso, não espere pelo próximo cargo para se desenvolver. Busque oportunidades de desenvolvimento que maximizem suas habilidades HOJE. Independente do cargo que você ocupa. E independente se você está empregado formalmente ou não.


Até porque o mundo tem muito mais possibilidades hoje do que há 10 ou 20 anos. O conceito de trabalho está se ampliando para algo que vai muito além do emprego tradicional. Por isso:


1. Mapeie as tendências do mercado em que sua empresa atua.

2. Identifique como você poderá contribuir e se desenvolver para gerar ainda mais impacto.

3. Busque ou crie projetos onde você poderá sair da sua zona de conforto e desenvolva estas habilidades de forma acelerada.


Não vamos fazer em 2030 o que fazemos hoje. O que você vai começar a fazer hoje para manter-se relevante nos próximos anos?

 

Se você curtiu esse post, você também vai curtir esses:


Sua carreira está no oceano Azul ou no Oceano Vermelho?

Clique aqui para acessar o post.


Quando as novas tecnologias vão substituir o seu trabalho?

Clique aqui para acessar o post.


15 livros para você criar o futuro da sua carreira.

Clique aqui para acessar o post.

 

Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!

Receba seus posts diretamente em seu email.

É só clicar aqui.

Conheça o nosso livro!

Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui.


Saiba como a FUTURO S/A faz a transformação acontecer.

É só clicar aqui.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page