top of page
Buscar

Será que "disruptar" o mercado é a melhor estratégia para a sua empresa?



Disrupção pode ser uma palavra da moda. Mas talvez a gente esteja tão focado em disrupção, que não enxergamos verdadeiras minas de ouro que estão bem na nossa frente todos os dias.


No livro "Blue Ocean Shift" (sequência do best-seller "Estratégia do Oceano Azul"), - os autores exploram um conceito interessante chamado "Estratégias não-disruptivas".


Ao contrario da disrupção, estas estratégias não visam substituir um produto ou até um mercado (como o automóvel fez com os cavalos, por exemplo).


Elas buscam, em um mercado que já existe, as oportunidades não exploradas e as demandas não-atendidas. Vão muito além de mapear potenciais clientes. Estratégias não disruptivas focam também nos "não-clientes".


Nesse vídeo, a Renee Mauborgne, que escreveu os dois livros junto com W. Chan Kim) explica um pouco mais sobre o conceito. Caso precise, você pode ativar no Youtube a tradução atuomática para o português.




Um novo olhar para a disrupção


Essas estratégias demandam um olhar novo para problemas e necessidades que ninguém está enxergando. Empresas com essa estratégia acabam turbinando seus negócios rapidamente. Elas crescem sem chamar muito a atenção e acabam conquistando nichos totalmente inexplorados.








Não há um dia que a gente não se depara com a palavra "disrupção". O problema é que o foco demasiado em disrupção pode fazer com que a gente esqueça de explorar opções que podem ser até mais lucrativas e de fácil execução.


Grande Abraço e até a próxima!


Se você curtiu esse post, você também vai gostar desses:


Quer iniciar uma transformação? Comece pelo time executivo!.

Clique aqui para acessar o post completo.


4 insights para reinventar sua organização em tempos de crise.

Clique aqui para acessar o post completo.


O melhor momento para transformar a cultura de uma empresa.

Clique aqui para acessar o post completo.


 

Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!

Receba seus posts diretamente em seu email.

É só clicar aqui.


Conheça o nosso livro!

Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui.


Saiba tudo que a FUTURO S/A faz.

É só clicar aqui.

Quer falar com a gente?

É só clicar aqui.

0 comentário

Comments


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page