Disrupção pode ser uma palavra da moda. Mas talvez a gente esteja tão focado em disrupção, que não enxergamos verdadeiras minas de ouro que estão bem na nossa frente todos os dias.
No livro "Blue Ocean Shift" (sequência do best-seller "Estratégia do Oceano Azul"), - os autores exploram um conceito interessante chamado "Estratégias não-disruptivas".
Ao contrario da disrupção, estas estratégias não visam substituir um produto ou até um mercado (como o automóvel fez com os cavalos, por exemplo).
Elas buscam, em um mercado que já existe, as oportunidades não exploradas e as demandas não-atendidas. Vão muito além de mapear potenciais clientes. Estratégias não disruptivas focam também nos "não-clientes".
Nesse vídeo, a Renee Mauborgne, que escreveu os dois livros junto com W. Chan Kim) explica um pouco mais sobre o conceito. Caso precise, você pode ativar no Youtube a tradução atuomática para o português.
Um novo olhar para a disrupção
Essas estratégias demandam um olhar novo para problemas e necessidades que ninguém está enxergando. Empresas com essa estratégia acabam turbinando seus negócios rapidamente. Elas crescem sem chamar muito a atenção e acabam conquistando nichos totalmente inexplorados.
Não há um dia que a gente não se depara com a palavra "disrupção". O problema é que o foco demasiado em disrupção pode fazer com que a gente esqueça de explorar opções que podem ser até mais lucrativas e de fácil execução.
Grande Abraço e até a próxima!
Se você curtiu esse post, você também vai gostar desses:
Quer iniciar uma transformação? Comece pelo time executivo!.
Clique aqui para acessar o post completo.
4 insights para reinventar sua organização em tempos de crise.
Clique aqui para acessar o post completo.
O melhor momento para transformar a cultura de uma empresa.
Clique aqui para acessar o post completo.
Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!
Receba seus posts diretamente em seu email.
É só clicar aqui.
Conheça o nosso livro!
Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui.
Saiba tudo que a FUTURO S/A faz.
É só clicar aqui.
Quer falar com a gente?
É só clicar aqui.
Comments