top of page
Buscar

Steve Jobs e as "Bicicletas para a Mente"



Todo esse hype recente em torno da Inteligência Artificial me lembra uma conclusão incrível do Steve Jobs de um vídeo super antigo, da década de 80...


No vídeo, ele comenta que, quando tinha 12 anos, leu um estudo muito interessante na Revista "Scientfic America" sobre a eficiência de locomoção de uma variedade de animais.


E a sua conclusão vale muito para os desafios e oportunidades que temos hoje com a Inteligência Artificial.


O resultado da Pesquisa mostrou que o Condor foi o animal mais eficiente, aquele que gastava menos energia para ir de um ponto a outro. O ser humano? O antepenúltimo da lista...


Mas algum pesquisador teve a curiosidade de saber qual seria o resultado considerando um ser humano andando de bicicleta. E o ser humano, com a bicicleta, se tornou o 1o da lista.


"Ok, André, e o que isso tem a ver com tecnologia e o hype em torno da Inteligência Artificial?"


A gente precisa refletir que nós, seres humanos, desde os primórdios da nossa existência, somos criadores de ferramentas. E essas ferramentas nos possibilitam ir além e fazer coisas extraordinárias.


Ainda na década de 80, Steve Jobs descreveu a revolução que ainda estava sendo desenvolvida com uma analogia fantástica:



Voltando aos dias de hoje, com tantas ferramentas de IA surgindo, a conclusão natural é que tudo isso também é apenas a ponta do iceberg do que teremos até o final dessa década.


Assim como os computadores eram a "bicicleta da mente" para Steve Jobs, talvez a gente possa concluir que a Inteligência Artificial também vai estabelecer uma nova parceria entre homem e máquina.


Talvez a IA se torne, em poucos anos, o "foguete da mente".


Se você quiser ver esse vídeo incrível do Steve Jobs, vale o play!

Um abraço e até a próxima! :-)



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page