Toda empresa tem PDI, mas nem todas têm PDO



Quem trabalha em empresas certamente já teve que fazer um PDI, o famoso Plano de Desenvolvimento Individual. Praticamente toda empresa utiliza a ferramenta.


Toda empresa faz PDI, mas são poucas as empresas que fazem PDO. PDO? Nunca ouviu falar?


PDO é algo que toda empresa deveria fazer.


PDO é uma sigla para Plano de Desenvolvimento Organizacional e contempla ações que vão criar o futuro de uma organização.


  • Não se refere ao Plano Estratégico do negócio. Refere-se ao Plano de Desenvolvimento da Empresa.

  • Está conectado diretamente à sua visão.

  • E está conectado, em especial, ao desenvolvimento do que é preciso fazer para que a empresa transforme essa visão em realidade.


Por exemplo: vamos dizer que a empresa tenha uma estratégia de se tornar omnichannel até 2022. O PDO mapeia claramente as ações que serão aplicadas para desenvolver essa capacidade na organizaćao.


Essas ações podem combinar a estrutura da empresa, definir se haverá necessidade de contratação, ações para acelerar o desenvolvimento de equipes, mudanças em processos, ajustes na filosofia de remuneração...


Não se tratam daqueles planos tradicionais e demorados. Estamos falando aqui de ações práticas para fazer a estratégia acontecer. É sobre tirar a Estratégia do Powerpoint e desenvolver novas capacidades na empresa de forma ágil.

A soma dos PDIs não forma o PDO!


Muitas empresas associam o PDO à soma de todos os PDIs de seus funcionarios.


Mas o PDI das pessoas normalmente é mais voltado para as suas necessidades do presente. Estão mais conectadas à maximização de suas fortalezas, à minimização de seus gaps e à aceleraçao de seu potencial


Ou seja, a soma das necessidades de cada colaborador não necessariamente tem conexão com a estratégia da sua empresa.


Algumas diferenças entre o PDI e o PDO


Para ficar mais claro, veja algumas diferenças entre o PDI e o PDO: