top of page
Buscar

Toda empresa tem PDI, mas nem todas têm PDO



Quem trabalha em empresas certamente já teve que fazer um PDI, o famoso Plano de Desenvolvimento Individual. Praticamente toda empresa utiliza a ferramenta.


Toda empresa faz PDI, mas são poucas as empresas que fazem PDO. PDO? Nunca ouviu falar?


PDO é algo que toda empresa deveria fazer.


PDO é uma sigla para Plano de Desenvolvimento Organizacional e contempla ações que vão criar o futuro de uma organização.


  • Não se refere ao Plano Estratégico do negócio. Refere-se ao Plano de Desenvolvimento da Empresa.

  • Está conectado diretamente à sua visão.

  • E está conectado, em especial, ao desenvolvimento do que é preciso fazer para que a empresa transforme essa visão em realidade.


Por exemplo: vamos dizer que a empresa tenha uma estratégia de se tornar omnichannel até 2022. O PDO mapeia claramente as ações que serão aplicadas para desenvolver essa capacidade na organizaćao.


Essas ações podem combinar a estrutura da empresa, definir se haverá necessidade de contratação, ações para acelerar o desenvolvimento de equipes, mudanças em processos, ajustes na filosofia de remuneração...


Não se tratam daqueles planos tradicionais e demorados. Estamos falando aqui de ações práticas para fazer a estratégia acontecer. É sobre tirar a Estratégia do Powerpoint e desenvolver novas capacidades na empresa de forma ágil.

A soma dos PDIs não forma o PDO!


Muitas empresas associam o PDO à soma de todos os PDIs de seus funcionarios.


Mas o PDI das pessoas normalmente é mais voltado para as suas necessidades do presente. Estão mais conectadas à maximização de suas fortalezas, à minimização de seus gaps e à aceleraçao de seu potencial


Ou seja, a soma das necessidades de cada colaborador não necessariamente tem conexão com a estratégia da sua empresa.


Algumas diferenças entre o PDI e o PDO


Para ficar mais claro, veja algumas diferenças entre o PDI e o PDO:



Mas como fazer um PDO?


O PDO demanda uma abordagem bem diferente de um PDI. Para começar, não é eficaz perguntar para as áreas de negócio "o que eles precisam".


Para criar o futuro de uma área e de uma empresa, você precisará desenvolver muito bem a capacidade de pensar estrategicamente, pensar criticamente e influenciar decisões.


Se você é um profissional de RH ou de qualquer outra área que venha a realizar um PDO, saiba que será preciso conhecer bem a estratégia do negócio e da área que você está apoiando ANTES de realizar o processo. E não só para conhecer os desafios do presente, mas principalmente os desafios do futuro.

Qual é o modelo de negócios da sua empresa hoje?

Como sua empresa vende?

Como ela gera lucro?


Quais os produtos e serviços de maior rentabilidade? Por quê?

Existe alguma mudança prevista para esse modelo de negócios nos próximos anos?


Qual o cenário do mercado onde sua empresa atua?

Quem são os principais concorrentes?

Quais as fortalezas desses concorrentes?

Quem são as potenciais ameaças para o crescimento da sua empresa no mercado?


Essas perguntas acima são apenas alguns exemplos de perguntas que são interessantes para profissionais que queiram entender o negócio. É uma amostra muito pequena da quantidade de insights que é possível ter com essa metodologia.


Para profissionais de RH essa é uma abordagem essencial para quem precisa eliminar o maior gap que o RH possui: conhecimento em negócios e visão estratégica. E essa foi uma constatação de 180 Executivos de RH ouvidos pela Korn Ferry. Se você quiser saber mais, é só clicar aqui.

A base do trabalho é mapear o que precisa ser feito entre o cenário atual e a visão de futuro da área e/ou do negócio. Para isso, utilizamos parte da nossa metodologia dos 3 pilares da transformação.


Se quiser saber mais, falamos sobre essa metodologia em outro post.

É só clicar aqui.



O PDI se torna uma fonte de informação valiosa para o PDO!


No final das contas, o PDI acaba se tornando uma fonte de informação extremamente valiosa quando realizamos o PDO. A consolidação das necessidades de desenvolvimento de cada indivíduo pode ser cruzada com o trabalho do PDO.


Assim, a empresa pode canalizar investimentos que equilibrem muito bem as prioridades de desenvolvimento do presente e o que precisa ser feito hoje para criar o futuro da organização.


Quer saber mais sobre PDO?


PDO é uma metodologia que utilizamos em nossos projetos de Estratégia que pode ser aplicada para toda a empresa ou apenas para uma área da empresa.


Se você quiser saber mais a respeito, entre em contato com a gente. Será um prazer compartilhar um pouco mais da metodologia, suas aplicações e o impacto que gera nas empresas.


Se você curtiu esse post, também poderá curtir esses:

Um novo RH para uma nova era.

Clique aqui para acessar o post completo.


RHs do Século XX precisarão se tornar RHs do Século XXI

Clique aqui para acessar o post completo.

O maior gap do RH (de acordo com o prório RH)

Clique aqui para acessar o post completo.

 

Não perca mais nenhum Post da Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email. É super simples! Basta clicar aqui e registrar seu email.


Já leu o nosso Livro?

Segue o link para você conhecer mais. Ah! E você também pode fazer o download gratuito das primeiras páginas!




0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page