Uma empresa não fracassa só quando ela deixa de gerar resultados financeiros.
Ela também fracassa quando, para tentar ter algum destaque, ela precisa copiar até as palavras que outras empresas utilizam.
Afinal, se o que é entregue para seus clientes é cópia do que outras pessoas e empresas falam e fazem, sua empresa se torna apenas uma intermediária entre quem realmente produz valor e os seus clientes.
Copiar outras empresas gera uma série de problemas estratégicos por diferentes motivos:
1. Gestão de Talentos: Seus funcionários não terão orgulho de atuar em uma empresa que precisa copiar outras para participar de um mercado.
2. Prejuízo de marca: potenciais clientes conhecem outras empresas e vão identificar claramente que você é uma cópia. Isso vai acabar se incorporando à percepção da sua marca no mercado.
3. Efeito ‘papagaio’: por não ter conhecimento do mercado em que tentam atuar, dependem do conhecimento e expertise de quem reamente conhece o mercado e seus desafios.
4. Menos foco no cliente: Em vez de focar em resolver as dores dos clientes, precisam investir seu tempo e energia nos concorrentes.
5. Menos resultados para o cliente: Como quem copia não tem tanta expertise, seus produtos e serviços tendem a não gerar o mesmo impacto para seus clientes.
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Empresas que são copiadas já estão habituadas a criar e inovar. Elas têm a capacidade de se reinventar e de criar soluções únicas.
Quando uma empresa precisa copiar, ela sempre depende de quem cria. Sua energia acaba sendo dedicada para buscar o que outras empresas estão fazendo e mostrar, de alguma forma, mostrar que seus produtos geram valor.
Quando o que uma empresa faz é único, sua energia acaba sendo dedicada para maximizar o alcance, impacto e valor do seu trabalho.
Foque em ser único.
Um abraço e até a próxima!
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