Uma tendência que vai transformar seus treinamentos, sua comunicação e a sua marca



Independente se vc curtiu ou não a nova função de Stories aqui do LinkedIn, o importante é você prestar atenção nesse movimento de forma mais ampla.


Stories, tuítes de 280 caracteres, posts curtos, imagens e lives no Instagram, livros no Audible, Podcasts, Vídeos Curtos... tudo isso é parte de um movimento que está conectado a uma única tendência que tem se fortalecido cada vez mais: o "conhecimento instantâneo".


Nâo é algo novo, mas uma tendência que já está influenciando a forma de criar, compartilhar e consumir conteúdos.


E que, é claro, traz elementos positivos e negativos.


De um lado, conseguimos aprender um pouco de tudo que queremos (e até do que não queremos) rapidamente. Temos uma variedade gigante de opções.


Por outro, a gente corre o risco de não saber por onde começar. Muitas opções não é sinônimo de boas opções. Além disso, não podemos esquecer o valor de nos aprofundarmos mais sobre um determinado assunto e sobre áreas específicas.


O fato é que é uma tendência que está se fortalecendo. E isso gera inúmeros impactos, desafios e oportunidades.


1. Para sua carreira.

2. Para o RH.

3. Para sua marca profissional.

4. Para sua marca empregadora.

5. Para nosso autodesenvolvimento.


E não são impactos que vão acontecer em um futuro longínquo. É algo que está acontecendo nesse instante, em frente aos nossos olhos. É algo que está se acelerando ainda mais por conta de toda a pandemia.


Na sua carreira influencia diretamente a sua capacidade de tornar a sua comunicação dentro da empresa mais concisa, direta ao ponto e em um formato que engaje as pessoas em torno da sua ideia. Isso gera um impacto tremendo na forma como você vende suas ideias e projetos para os líderes na sua empresa, como você influencia decisões, como você inspira a sua equipe.



Para o RH, essa tendência tem impactos diretos no formato dos seus programas de treinamento & desenvolvimento. Não se trata de microlearning.


Imagine suas ações de desenvolvimento complementadas por algo semenelhante ao LinkedIn ou ao Instagram, onde rapidamente é possível combinar formatos distintos para engajar diferentes públicos com conteúdos que produzam conhecimento instantâneo?


"In the future, we will pay teachers, practitioners and artists directly to learn, to gain credibility and build a network instead of universities." (Sahil Lavingia, CEO da Gumroad)