André Souza
3 de out de 20195 min
Tenho o prazer de compartilhar com vocês o papo que tive com a Soraya Bahde, Diretora de RH da Alelo em mais uma edição da nossa séria "5 Perguntas sobre o Futuro".
Nesse papo falamos sobre:
O que faz um RH se tornar relevante em uma organização.
As habilidades que Líderes e Profissionais de RH precisam desenvolver.
As características das organizações que terão destaque nessa era digital.
Habilidades que os profissionais precisarão para ter sucesso nos próximos anos.
E as estratégia da própria Soraya para se desenvolver como líder.
Eu e Soraya nos conhecemos há pouco tempo. Tomamos um café no início do ano e logo depois, em uma daquelas coincidências que a gente não consegue explicar, fomos convidados para participar do Programa Felicidade Ilimitada, na Rádio Globo, comandado pelo João Paulo Pacífico. Para acessar o podcast, é só clicar na imagem ou nesse link.
Wilson Lima, João Paulo Pacífico, André Souza e Soraya Bahde
Então, vamos lá! Seguem as perguntas! :-)
O RH é relevante quando se torna um impulsionador e habilitador da estratégia de negócio, ajudando a organização a atingir seus objetivos.
Uma de suas missões é alinhar seus processos com as metas da empresa, para atrair talentos e conduzir a gestão de desempenho e recompensa de acordo com o que a empresa precisa.
Se a meta é inovar, por exemplo, precisamos buscar os profissionais certos que vão alavancar a inovação dentro da empresa, fazendo campanhas de engajamento e transmitindo as mensagens certas sobre a sua cultura.
O RH consegue ser mais relevante ainda quando exerce seu papel de ampliar os horizontes das pessoas que compõe a organização e, desta forma, ampliar suas possibilidades, direcionando sua estratégia futura através destas provocações.
Muitas vezes, o RH fica preso na execução de processos operacionais – o que é uma armadilha criada pela própria organização, que subdimensiona ou junioriza a área de Recursos Humanos.
Para ter este foco estratégico, é preciso trazer para a equipe pessoas com outro perfil: que olhem para tendências, entendem o negócio, desafiam o mindset atual.
E isso demanda investimento, ou seja, só ocorre quando o CEO ou o dono da organização compreende a importância da área para atingir seus objetivos de negócio. Nesse cenário, destaco três habilidades principais:
conhecimento do negócio,
atuar promovendo transformação e
poder de influência.
Inicialmente, ter o conhecimento do segmento em que a empresa atua. Entender o negócio, saber como funciona, como está o setor, quais os indicadores mais importantes. Esse é o primeiro passo para que possamos contribuir com os outros executivos da empresa, afinal não fazemos nada sozinhos.
Também é essencial ter uma habilidade mais visionária para buscar tendências, olhar para onde as coisas estão caminhando, para onde o mercado está indo e o quais comportamentos das pessoas que estão mudando. Só assim será possível trazer uma estratégia de longo prazo para a organização e influenciar a estratégia de negócio da empresa – tanto em tendências relacionadas à talentos quanto ao segmento de atuação da empresa, pensando em seu cliente final.
Mas não basta saber o que está por vir: habilidade para reimaginar o futuro, construir a partir de novas necessidades emergentes e influenciar pares, líderes e liderados para caminharem juntos rumo à novas trilhas é o que realmente faz a diferença. Esse olhar visionário combinado à habilidade de execução todo RH deveria ter.
Primeira característica, de fato, é ter o cliente no centro, posicionar seus produtos e processos de forma a atender as necessidades dos clientes, sanar suas dores e gerar uma experiência positiva com a marca.
Coerência também é um grande diferencial. As empresas que serão bem-sucedidas olham e tratam seus colaboradores da mesma forma que tratam seus clientes, proporcionado uma experiência memorável, positiva, que gere vínculo com a sua marca e seu propósito.
O principal desafio das organizações mais tradicionais é entender quais são as suas fortalezas, o que fazem bem hoje, o que precisam manter e o que precisam mudar. Não adianta uma organização tradicional querer copiar a receita de uma startup.
Ela precisa desenvolver uma cultura digital sem abrir mão de suas fortalezas. Todo mundo precisa reaprender a trabalhar, e não tem receita de bolo, cada empresa está testando a sua.
Quem quer ter sucesso precisa ter muito foco em aprendizado contínuo e abertura para mudar constantemente. Não é só aprender, adquirir conhecimento teórico, é querer aprender a ser diferente todos os dias.
Há muitas novidades a todo momento e isso demanda que a gente seja diferente e aja de uma outra forma, então essa predisposição para se autotransformar é muito importante.
Conectar-se é outra habilidade essencial para a sobrevivência no mercado de trabalho atual. Aquele profissional, que vivia em uma bolha, não conversava com o mercado e nem trocava com seus pares, não terá vez em um mundo cada vez mais em rede.
Além disso, os profissionais que desejam sucesso precisam ter curiosidade e proximidade com as tecnologias.
Minha primeira estratégia para me desenvolver como líder é pedir feedback, dedicar tempo para ouvir as pessoas do meu time e também de outras áreas da empresa, estou sempre pensando em mecanismos para ouvir as coisas que precisam ser ditas.
É importante criar um ambiente de confiança em que as pessoas possam dizer o que elas acham que não está bom, que precisa mudar. Procuro sempre atuar em cima dessas questões para estabelecer esse vínculo de confiança e credibilidade.
Buscar esse aprendizado contínuo, nas formas mais diversas, ler, fazer cursos, conhecer pessoas, participar de experiências e viajar – tudo isso compõe a minha bagagem.
Mas, o mais importante é fazer coisas diferentes, liderar projetos fora da área de origem, se arriscar a fazer coisas além da zona de conforto. O fato de eu ser do RH não significa que só possa contribuir com coisas da minha área.
No meu caso, eu assumi há dois anos a área de Inovação e tem sido uma jornada de muita aprendizagem e que mudou a forma de eu fazer o meu trabalho também nas outras frentes.
***
Para conferir mais entrevistas da série, é só clicar aqui ou na imagem abaixo.
Conheça a visão de CEOs, Empreendedores e Especialistas sobre as principais tendências para o Futuro dos Negócios e das Organizações!
Vale conferir. São mais de 20 papos com feras do Brasil e do Exterior.
***
Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email.
É super simples!
Basta clicar aqui e registrar seu email.
Siga tb no INSTAGRAM: