André Souza

12 de mar de 20212 min

O que eu aprendi ao desistir da minha 1a faculdade aos 19 anos.

Atualizado: 13 de mar de 2021

Aos 19 anos descobri que tinha errado na escolha da minha graduação. Nas primeiras aulas de Biologia, vi que aquilo não era para mim. Após 3 meses de aulas, me lembro de estar num ponto de ônibus na UFRJ quando decidi abandonar o curso e me dedicar a fazer um novo vestibular.

Foi um dilema tomar essa decisão, pois minha família não tinha condições na época de investir em uma faculdade particular... Mas eu entendi naquele momento que o problema não era desistir do curso. O problema real era insistir em fazer algo que não tinha nada a ver comigo.

E o que eu não poderia desistir era buscar uma carreira que eu tivesse prazer em estudar, que tivesse talento para fazer e que o mercado precisava.

Naquele dia, no ponto de ônibus na UFRJ, me lembro da mistura de sensações. Alívio por ter a certeza de que aquilo não era para mim. Por outro lado, um medo gigantesco por conta da grande incerteza que teria pela frente...

Acabei fazendo um novo vestibular e passei em Administração em duas universidades públicas. Acabei escolhendo na época a UERJ.

Mas, no final das contas, acabei descobrindo que ao longo dos anos que o que eu queria mesmo aprender e colocar em ação não era ensinado nas faculdades na época: transformações organizacionais, tendências, estratégia e tudo que envolvia o futuro do trabalho, dos negócios e das empresas.

Isso acabou se tornando a minha especialidade durante toda a minha carreira como Executivo de RH realizando transformações em organizações no Brasil e no Exterior.

O que tem funcionado para mim nesses anos é mergulhar no autoconhecimento. E quanto mais me conheço, mais eu acabo "desistindo" das coisas que não me impulsionam e que não me fazem gerar valor para quem está a minha volta.

No final das contas, meu maior aprendizado desse momento é que precisamos ter muito cuidado com o mantra do "nunca desista". Às vezes, saber do que desistir é tão importante quanto não desistir.

Se você curtiu esse post, também vai curtir esses:

7 áreas que terão alta demanda por profissionais nos próximos anos

Clique aqui para acessar o post completo.

12 insights para criar o futuro da sua carreira.

Clique aqui para acessar o post completo.

O que você faz hoje é o que você estará fazendo em 2025?

Clique aqui para acessar o post completo.

8