top of page
Buscar

10 Perguntas Essenciais para TRANSFORMAR ORGANIZAÇÕES na Era Digital



João, Executivo de uma grande empresa, vai a um evento sobre Transformação Digital.

Ele fica impactado por todas as tecnologias e pela potencial disrupção do seu mercado.


Daí, o João decide levar o palestrante que o impactou para a empresa para gerar o mesmo impacto nos seus líderes e equipes.


Impactadas, alguns líderes e times começam a fazer coisas novas. Testar novas abordagens.


Essas novas iniciativas são compartilhadas em diferentes canais de comunicação. Algumas aparecem até em jornais e revistas de negócios.


Porém, são iniciativas isoladas que geram mudanças. Algumas são mudanças importantes. O mobiliário é trocado, fica mais leve, mais colorido.


Mas João percebe que, apesar de importantes, são mudanças pontuais, que vão gerando melhorias marginais e incrementais.


Ele percebe que são mudanças que não TRANSFORMAM a empresa como um todo. São mudanças que ainda dependem de iniciativas individuais.


A maior parte da empresa ainda acaba operando para entregar os resultados do modelo de negócios que gera o caixa e o lucro da empresa a cada trimestre.


Como, então, João pode fazer essa TRANSFORMAÇÃO ACONTECER DE VERDADE na sua empresa?


Não há, é claro, uma regra de bolo.

Cada empresa tem suas peculiaridades.


E estão em diferentes momentos de maturidade para fazer uma TRANSFORMAÇÃO MAIS RADICAL.


E também o que foi SUCESSO no Google, na Amazon e na Apple ou na empresa que apareceu na Revista não se aplica à sua realidade.


Mas enquanto algumas ações não forem realizadas, fica muito difícil TRANSFORMAR DE VERDADE uma empresa.


Por exemplo: você conseguiria responder rapidamente às PERGUNTAS abaixo?


São perguntas MACRO e que não contemplam todas as possibilidades e todas as situações. Mas, elas já indicam um caminho interessante para reflexões a respeito do caminho a ser trilhado.


1. O que a sua empresa quer se tornar em 2025? Porquê?


2. Quem são os clientes da sua empresa em 2025? Porquê?


3. Quais os problemas que sua empresa estará resolvendo para os seus clientes em 2025? Qual o valor que a sua empresa estará gerando para os clientes e para a sociedade?


4. No que a sua empresa precisará ser excepcionalmente boa em 2025?


5. No que a sua empresa será diferente das demais do mercado?


6. Quais os tipos de profissionais que precisarão fazer parte da sua empresa hoje para começar a criar esse futuro? O que muda no perfil dos principais Executivos e Líderes da empresa?


7. O que muda a partir desse ano na forma de operar?


8. O que precisa começar a ser desenvolvido? Quais as novas tecnologias que poderão ser utilizadas?


9. Como a sua organização vai ser desenhada para fazer essa visão de 2025 acontecer? Qual a Estratégia de Atração, Desenvolvimento e Engajamento de Talentos para essa nova Organização?


10. Qual o tipo de Cultura que a sua empresa precisará desenvolver nos próximos anos?


**


Mais uma vez: São perguntas MACRO e que não contemplam todas as possibilidades e todas as situações. Mas, elas já indicam um caminho interessante para reflexões a respeito do caminho a ser trilhado.


As respostas já existem dentro da sua empresa.

Mas o fato é que, por conta de trabalhar por tanto tempo da mesma forma, há uma série de pontos cegos para fazer uma TRANSFORMAÇÃO desse porte acontecer.


É uma jornada difícil, pois estão todos no mesmo barco: estamos vivendo um momento de mudança de Era.


Ao invés das respostas certas e absolutas, precisaremos buscar as melhores perguntas.


Daí, a necessidade de estudar, ir além do que o seu mercado está fazendo.

É hora de olhar para fora da sua empresa.


Ver outros países. Não se limitar aos EUA e ao Vale do Silício.


Ver todas as tendências ao seu redor.

E os sinais de mudança que pipocam todos os dias na nossa frente.

E que não conseguimos ver por conta da rotina pesada para entregar os resultados do CURTO PRAZO.


QUEM SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO OLHANDO PARA O FUTURO DA SUA ORGANIZAÇÃO?


No final das contas, a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL é ua TRANSFORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS e, principalmente, uma TRANSFORMAÇÃO CULTURAL.


A tecnologia, que parece a maior ameaça, é apenas um meio para fazer a transformação acontecer.


***


Não perca mais nenhum Post do Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email.


É super simples!

Basta clicar aqui e registrar seu email.

0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page