10 perguntas estratégicas para ajudar a transformar sua empresa




Por conta da pandemia, muitas empresas estão repensando suas estratégias e modelos de negócios.


Porém, muitos confundem o fato das pessoas estarem trabalhando em home-office com transformação digital. Home-office e ferramentas de trabalho remoto são apenas formas diferentes de atuação das equipes.


Mas o que diferem essencialmente as organizações tradicionais de organizações digitais?


Organizações digitais são negócios que usam tecnologias inovadoras para entregar uma Proposta de Valor realmente nova e visionária para os clientes.


Para fazer isso acontecer, a Visão, a Estratégia, a Cultura, seus Talentos e sua Estrutura precisam estar sincronizados em torno desta NOVA proposta de valor.


Muitos falam que teremos um "novo normal", mas são poucos os que estão criando seu "novo normal". Muitas empresas que optarem por ir à reboque desse "novo normal" e esperar as melhores práticas já ficarão para trás por não assumirem o protagonismo de sua própria transformação.

Como fazer então uma transformação acontecer de verdade na sua empresa?


Não há, é claro, uma regra de bolo.


Cada empresa tem suas peculiaridades. E estão em diferentes momentos de maturidade para fazer uma TRANSFORMAÇÃO MAIS RADICAL. E também o que foi sucesso no Google, na Amazon e na Apple ou na empresa que apareceu na Revista não se aplica à sua realidade. Mas enquanto algumas ações não forem realizadas, fica muito difícil tansformar de verdade uma empresa. Por exemplo: você conseguiria responder rapidamente às PERGUNTAS abaixo?


São perguntas MACRO e que não contemplam todas as possibilidades e todas as situações. Mas, elas já indicam um caminho interessante para reflexões a respeito do caminho a ser trilhado. 1. O que muda a partir desse ano no modelo de negócios da sua empresa?


2. O perfil de seus clientes será o mesmo? Qual o valor que a sua empresa vai gerar para os clientes e para a sociedade nos próximos anos?


3. O que precisa mudar na modelo de operação da sua empresa para atingir esse objetivo?


4. No que a sua empresa precisará ser excepcionalmente boa em fazer daqui pra frente?


5. No que a sua empresa será diferente das demais do mercado?

6. Quais os perfis profissionais que precisarão fazer parte da sua empresa hoje para começar a criar esse futuro? O que muda no perfil dos seus Executivos e Líderes? Como vamos desenvolver nossas equipes para essa nova realidade?


7. O que a sua empresa quer se tornar daqui a 2 ou 3 anos? Porquê? 8. O que precisa começar a ser desenvolvido? Quais as novas tecnologias que poderão ser utilizadas? 9. Como a sua organização vai ser desenhada para fazer essa visão acontecer? Qual a Estratégia de Atração, Desenvolvimento e Engajamento de Talentos para essa nova Organização? 10. Qual o tipo de Cultura que a sua empresa precisará desenvolver nos próximos anos para que essa visão se transforme em realidade?



Mais uma vez: São perguntas macro e que não contemplam todas as possibilidades e todas as situações. Mas, elas já indicam um caminho interessante para reflexões a respeito do caminho a ser trilhado. As respostas já existem dentro da sua empresa. Mas o fato é que, por conta de trabalhar por tanto tempo da mesma forma, há uma série de pontos cegos para fazer uma transformação desse porte acontecer. É uma jornada difícil, pois estão todos no mesmo barco: estamos vivendo um momento de mudança radical na forma de fazer negócios. Ao invés das respostas certas e absolutas, precisaremos buscar as melhores perguntas. Daí, a necessidade de estudar, ir além do que o seu mercado está fazendo. É hora de olhar para fora da sua empresa.

Ver outros países.

Não se limitar aos EUA e ao Vale do Silício. Ver todas as tendências ao seu redor. Os sinais de mudança que pipocam todos os dias na nossa frente. Mas não conseguimos ver por conta da rotina pesada para entregar os resultados do curto prazo. Enquanto a maior parte da empresa precisa buscar esses resultados, quem são as pessoas que estão olhando para o futuro da sua organização?


Quem são as pessoas que vão criar as condições para que a empresa sobreviva e se destaque em um mercado totalmente diferente do que vivemos antes da pandemia?

No final das contas, a transformação digital passa por uma transformação em seu modelo de negócios e, principalmente, uma transformação cultural.


Muda a forma de pensar atuar dos seus Executivos, Líderes e Equipes na sua empresa. A tecnologia, que pode parecer o maior foco em um primeiro momento, é apenas um meio para fazer a transformação acontecer.



Não perca mais nenhum Post da Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email.


É super simples! Basta clicar aqui e registrar seu email.


Já leu o nosso Livro?

Segue o link para você conhecer mais.

Ah! E você também pode fazer o download gratuito das primeiras páginas! www.futurosa.com.br/livro



FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social