“Nokia: 1 bilhão de clientes. Alguém consegue alcançar o rei dos celulares?” Essa era a capa da Forbes em Nov/2007.
A Apple já tinha lançado o Iphone em Junho do mesmo ano.
Só em 2007, a Nokia tinha vendido 437 milhões de celulares. E a Apple: 1,4 milhão de iPhones.
Nem a Nokia e a mídia acreditavam numa reviravolta tão rápida no mercado.
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Eu trabalhava na Nokia nessa época. Foi uma das melhores empresas que trabalhei.
Onde tive a oportunidade de liderar times e projetos com pessoas de todos os continentes.
Foi a partir dessa experiência que mergulhei há 10 anos no FUTURO dos NEGÓCIOS e TRANSFORMAÇÃO das organizações.
Foram aprendizados únicos que permanecem até hoje:
1. Ficar sempre ATENTO aos SINAIS de MUDANÇA. Eles podem gerar grandes OPORTUNIDADES ou AMEAÇAS para o negócio.
2. Equilibrar bem as ações de CURTO e LONGO PRAZO. Isso envolve um olhar combinado da Estratégia de NEGÓCIOS e de PESSOAS.
3. Focar em CULTURA. Nunca pare de inovar - e de colocar essa inovação em ação.
4. Como RH, ter clareza do que será o seu negócio nos próximos anos. E as ‘capabilities’ que serão necessárias pra chegar lá.
5. Não buscar só liderar o seu mercado. Buscar LIDERAR os CAMINHOS do seu MERCADO.
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