5 aprendizados da queda da Nokia no mercado de celulares



“Nokia: 1 bilhão de clientes. Alguém consegue alcançar o rei dos celulares?” Essa era a capa da Forbes em Nov/2007.


A Apple já tinha lançado o Iphone em Junho do mesmo ano.


Só em 2007, a Nokia tinha vendido 437 milhões de celulares. E a Apple: 1,4 milhão de iPhones.


Nem a Nokia e a mídia acreditavam numa reviravolta tão rápida no mercado.


*


Eu trabalhava na Nokia nessa época. Foi uma das melhores empresas que trabalhei.


Onde tive a oportunidade de liderar times e projetos com pessoas de todos os continentes.


Foi a partir dessa experiência que mergulhei há 10 anos no FUTURO dos NEGÓCIOS e TRANSFORMAÇÃO das organizações.


Foram aprendizados únicos que permanecem até hoje:


1. Ficar sempre ATENTO aos SINAIS de MUDANÇA. Eles podem gerar grandes OPORTUNIDADES ou AMEAÇAS para o negócio.


2. Equilibrar bem as ações de CURTO e LONGO PRAZO. Isso envolve um olhar combinado da Estratégia de NEGÓCIOS e de PESSOAS.


3. Focar em CULTURA. Nunca pare de inovar - e de colocar essa inovação em ação.


4. Como RH, ter clareza do que será o seu negócio nos próximos anos. E as ‘capabilities’ que serão necessárias pra chegar lá.


5. Não buscar só liderar o seu mercado. Buscar LIDERAR os CAMINHOS do seu MERCADO.

***


Não perca mais nenhum Post do Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email. É super simples! Basta clicar aqui e registrar seu email.

FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social