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5 Perguntas para Christian Cetera, Diretor de RH da GM



O poder do LinkedIn é algo simplesmente fantástico.


Há 10 anos, recebi uma mensagem de "Christian Cetera". Nunca tinha visto ou ouvido falar no Christian até aquela mensagem.


Ele tinha lido um texto meu em um blog que eu mantinha e me perguntou:


"André, curti muito seu texto... mas porque você escreve e compartilha isso para as pessoas? Quero entender mais sobre o que você tem escrito. Vamos combinar um café?"


Pois é Christian, sem aquele texto, a gente jamais teria tido a oportunidade de combinar um café... E depois esse contato permaneceu por todos esses anos.


Naquela época, ele era Diretor de RH na GE.


Agora, o Chistian Cetera é Diretor de Recursos Humanos na General Motors.


E eu tenho um MEGA orgulho de compartilhar com vocês esse papo que tive com ele sobre o Futuro da Indústria Automobilística, sobre Transformação da Cultura Organizacional e o Impacto do RH nisso tudo.


Tá muito bacana! Veja abaixo...


***


1. Inteligência Artificial, Uber, Tesla, Carros Autônomos, Carros Elétricos... Como todas essas mudanças estão impactando a GM e a indústria automobilística?


A nossa CEO global, Mary Barra, vem afirmando que a indústria automobilística irá mudar mais nos próximos 5 anos do que nos mudou nos últimos 50, justamente por conta das novas tecnologias disruptivas que estão surgindo com rapidez cada vez maior e vêm sendo incorporadas nos veículos.


A GM não só está sendo impactada pela inteligência artificial, indústria 4.0, eletrificação, conectividade, telemática e tecnologia de veículos autônomos.


Ela está liderando essas mudanças globalmente com o Bolt EV, Cruise AV, OnStar, MyLink, Car Sharing, 4G a bordo, e emprego de inteligência artificial na sua linha de produção.


2. Quais as grandes oportunidades para a GM nesse contexto?


A GM está liderando o caminho para o futuro da mobilidade pessoal. Esta é a grande oportunidade, pois quem é pioneiro possui vantagens competitivas em relação à concorrência.


3. O que muda na Cultura da Organização para realizar toda essa transformação?


A empresa precisa estar mais aberta à inovação, ao mesmo tempo que mantém seus valores fundamentais para não perder a sua essência.


Na GM, nós colocamos o cliente no centro de tudo o que fazemos.


Assim, quando as necessidades e anseios dos clientes mudam, o nosso foco também muda junto, porém o valor fundamental de colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos permanece o mesmo.


A GM está reforçando atitudes que são críticas para esta transformação cultural, neste sentido precisamos que os nossos colaboradores:


a) estejam mais focados em pensar nos clientes,


b) em trazer inovação imediatamente,


c) em trabalhar como uma equipe


d) em olhar para o futuro,


e) em não ter medo de falar e se posicionar e, fundamentalmente,


f) em serem responsáveis pelos desafios que enfrentamos.


Todas essas atitudes junto a um forte conceito de vencer, sempre com integridade.


4. E como tem sido a preparação dos seus Líderes e Talentos para essa transformação?


A comunicação aberta e transparente é fundamental.


Recentemente, difundimos a nossa nova visão de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.


Uma visão simples, clara e cheia de significado.


Valorizamos muito a produção atual de veículos que ainda não são elétricos e autônomos, pois são eles que permitirão que tenhamos condições de desempenhar esse papel de pioneirismo para o próximo passo da mobilidade pessoal.


Porém, as nossas ações no presente são todas balizadas por o que nos leva mais próximos dessa visão versus o que nos afasta dela.


Assim, estamos preparando nossas pessoas para que conheçam claramente os nossos objetivos e saibam como contribuir para atingi-los no presente.


5. E o impacto para o RH nisso tudo? O que muda no papel do RH a partir de agora?


O RH é um player do negócio. Eu não gosto da ideia de sócio estratégico ou de parceiro, já que acho que isso não exemplifica realmente o papel da nossa área dentro de todo este cenário.


A gente de HR é um jogador a mais, que tem um espaço focado em desenvolvimento de talentos e cultura da organização, mas, fundamentalmente em fazer com que o capital humano seja mas eficiente e eficaz a cada dia.


Nosso valor está em nos transformar cada dia com competências de coaching, assessment, analytics e dados para a toma de decisões.


Precisamos ser um player muito mais sofisticado e versátil, nossa capacidade de transformação como HR esta intrínseca a nossa história e tem um valor fundamental no projeto de crescimento e transformação cultural da GM.


***

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