Quais são os princípios que guiam os líderes na sua organização? Qual é o modelo de liderança da sua empresa? Se fizéssemos uma pesquisa com as pessoas que trabalham na sua empresa, o que eles falariam sobre os principais comportamentos que guiam esses líderes?
E se perguntássemos para você, para o seu time de RH e para o seu time executivo? As respostas seriam parecidas com as respostas dos demais profissionais na empresa?
A Amazon busca estabelecer seu modelo de liderança de forma clara. E estabeleceu 14 princípios de liderança que guiam o comportamento de seus líderes de forma clara e transparente.
Ninguém precisa copiar exatamente esses princípios da Amazon para sua empresa. Mas estabelecer um modelo de liderança é uma ideia interessante para dar mais clareza sobre comportamentos e atitudes para criar a Cultura de qualquer organização.
Seguem abaixo os 14 princípios de liderança da Amazon.
A fonte é o próprio site da Amazon.
De bônus, ainda tem um vídeo com explicação do próprio Jeff Bezos para cada um dos princípios de liderança da empresa. São 20 minutos de vídeo. Mas quando você tiver 20 minutos livres, super recomendo o play. Nada melhor que assistir o próprio Bezos explicando cada um desses princípios através de exemplos.
1. Obsessão pelo cliente
O ponto de partida dos líderes é o cliente. Eles trabalham com determinação para conquistar e manter sua confiança. Líderes estão atentos à concorrência, mas sua obsessão é pelos clientes.
2. Mentalidade de dono
Líderes agem como donos do negócio. Eles pensam longe e não sacrificam valores de longo prazo por resultados imediatos. Tomam atitudes em nome de toda a empresa, e não apenas do próprio time. Líderes nunca dizem "este não é o meu trabalho".
3. Inventar e simplificar
Líderes esperam e exigem inovação e invenção de seus times, sempre encontrando formas de simplificar. Atentos ao mundo lá fora, buscam novas ideias em toda parte, sem usar a desculpa do “não foi inventado aqui”. Como estamos sempre inovando, sabemos que podemos ficar incompreendidos por muito tempo.
4. Estar certo, e muito
Líderes estão certos, e muito. Eles têm bom senso e instinto aguçado. Buscam perspectivas diversas e estão dispostos a abrir mão das próprias crenças.
5. Aprender e ser curioso
Líderes nunca param de aprender e buscam se aprimorar sempre. São curiosos por novas possibilidades e as exploram.
6. Contratar e desenvolver os melhores
Líderes elevam o nível de desempenho na empresa a cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e encorajam a sua mobilidade na empresa. Líderes formam líderes e levam a sério o seu papel de coach. Trabalhamos pelos nossos times para criar mecanismos de desenvolvimento, como o programa "Escolha de carreira".
7. Insistir nos mais altos padrões
Líderes são incansáveis na busca dos padrões mais altos. Muitas pessoas podem até achar que esses padrões são irreais. Eles esperam cada vez mais de seus times. Juntos, disponibilizam produtos, serviços e processos de alta qualidade. Líderes não permitem que problemas sejam ignorados. Eles asseguram sua resolução de uma vez por todas.
8. Pensar grande
Pensar pequeno é se contentar com pouco. Líderes criam e comunicam uma direção arrojada que inspire resultados. Eles pensam de um jeito diferente e buscam soluções inovadoras para atender os clientes.
9. Ter iniciativa
A velocidade importa nos negócios. Muitas decisões e ações são reversíveis e não precisam de análise aprofundada. Nós valorizamos a tomada de decisão com risco calculado.
10. Frugalidade
Fazer mais com menos. Limitações estimulam a engenhosidade, a autossuficiência e a invenção. Não se ganham pontos extras por aumentar o número de empregados, o orçamento ou as despesas fixas.
11. Ganhar a confiança
Líderes ouvem com atenção, falam com sinceridade e tratam os outros com respeito. Eles fazem autocríticas abertamente, mesmo que isso seja incômodo ou constrangedor. Líderes sabem que nem eles nem seus times são perfeitos. Eles se comparam aos melhores.
12. Mergulhar fundo
Líderes operam em todos os níveis, estão atentos aos detalhes, monitoram o tempo todo e desconfiam quando as percepções não refletem as métricas. Nenhuma tarefa é pequena demais para eles.
13. Ser firme, discordar e se comprometer
Líderes são obrigados a desafiar respeitosamente as decisões das quais discordam, mesmo que isso seja incômodo ou muito cansativo. Líderes têm convicção e são obstinados. Eles não cedem em prol da coesão social. Depois que uma decisão é tomada, comprometem-se por inteiro.
14. Entregar resultados
Levando em conta os elementos principais do negócio, líderes trabalham para entregá-los com qualidade e em tempo hábil. Contratempos acontecem, mas os líderes se superam e nunca se acomodam.
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Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 3 livros:
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