Qual é o problema que o seu trabalho resolve?




Clayton Christensen, o papa do conceito da Inovação Disruptiva, faleceu na semana passada. Mas deixou um legado imenso para nos ajudar.


O seu conceito de "Jobs to be done" mostra que as pessoas simplesmente não compram produtos ou serviços. Elas compram para resolver problemas específicos.


Até Milk Shakes existem para resolver um problema.


Com os insights de Christensen, o McDonald's percebeu que o pico de vendas dos Milk Shakes em suas lojas nos EUA era pela manhã. Falando com os clientes, eles diziam que compravam o Milk Shake naquele horário por queriam algo que os distraíssem no carro até o trabalho e, ao mesmo tempo, matassem a sua fome até antes do almoço.


Ou seja: não era necessariamente o Milk Shake. Era o problema que ele resolvia. Para aproveitar a oportunidade, o McDonald's passou a deixar a bebida mais espessa e com pedaços de frutas. Assim, o "job to be done" seria feito de forma ainda melhor.


Quais são os "jobs to be done" dos seus clientes internos ou externos? Como você resolve esses problemas de uma forma única para seus clientes?


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