12 perguntas para ajudar a TRANSFORMAR a atuação do RH

Nos últimos tempos, tem sido bastante comum ler e ouvir o RH buscando caminhos e alternativas para ser reconhecido pelo negócio como um "RH Estratégico". O que é preciso para fazer para isso virar realidade?



Ao mesmo tempo, ter os talentos certos no lugar certo numa empresa nunca foi tão importante. Ou seja: é uma necessidade do negócio.


Afinal, são esses talentos que vão gerar valor para o cliente.


Uma pesquisa da McKinsey comprova isso e mostrou que CEOs de todo o mundo veem o tema do "Capital Humano" como um dos seus maiores desafios.


Entretanto, na mesma pesquisa, esses CEOs colocam o RH como a 8a ou 9a área mais importante na empresa.


Além disso, a gente sabe que não é incomum ouvir uma reclamação constante de que, em geral, as áreas de RH estão distantes da estratégia, dos CEOs e que que não conhecem profundamente os desafios do negócio.


Eu, particularmente, não concordo com a percepção mais negativa.


Talvez por ter tido a oportunidade de ter atuado em empresas onde a área de RH sempre teve um papel fundamental para o negócio... Ou por também conhecer muitas áreas e líderes de RH que fazem um trabalho fantástico nas suas empresas....


Ou seja, tem algo muito importante acontecendo.


A necessidade existe.


Mas, as áreas de RH precisam ir além para serem reconhecidos como estratégicos e gerar o valor que o negócio e o CEO necessitam. Então, surge a pergunta:


O que o RH precisa fazer para mudar isso?


Seguem 12 perguntas que podem ajudar a transformar a atuação do RH em 2018:


1. Qual a marca do seu RH?


2. Como os líderes e funcionários da sua empresa resumiriam o seu RH em 2 ou 3 palavras?