top of page
Buscar

A pior forma de iniciar uma mudança...



A pior forma de realizar uma mudança em uma empresa é informar que haverá mudanças sem informar o PORQUÊ irá mudar, o QUE irá mudar, COMO irá mudar... e o principal:

COMO essas mudanças vão impactar as pessoas na organização.

***


O ser humano tem medo do desconhecido.

Se não há informação, alguma informação será criada pelas pessoas.


Mesmo que essa seja uma versão bem alternativa da real mudança que vai acontecer, as pessoas vão se agarrar às verdades que existem.


O problema é que isso pode gerar uma série de consequências. Por exemplo:

a) Resistência às verdadeiras mudanças que vão acontecer.

b) Desengajamento.

c) Menor produtividade.


E o principal: perda de talentos.


***


Veja: as pessoas vão tentar buscar segurança.

Mesmo que a gente saiba que segurança completa não existe.

É natural do ser humano evitar o risco.


E isso pode fazer com que busquem essa segurança em algum lugar.

Até fora da sua empresa.


A melhor forma de realizar uma mudança é iniciar essa jornada com muita clareza:

POR QUE estamos fazendo essa mudança.

O QUE vamos fazer.

COMO vamos fazer.

QUANDO vamos fazer.

COMO isso vai impactar as pessoas.


Uma das expressões mais batidas do mundo corporativo é o tal do VUCA.

Mas se você observar bem, o antídoto para o VUCA (ANTI-VUCA) traz um aprendizado interessante para processos de mudança.


Fala sobre deixar a sua nova VISÃO DE FUTURO mais CLARA e compreensível para as pessoas O MAIS RÁPIDO possível.


VOLATILE --> VISION

UNCERTAIN --> UNDERSTANDING

COMPLEX --> CLARITY

AMBIGUOS --> AGILITY


Visão. Entendimento. Clareza. Agilidade.

Uma boa forma de iniciar uma jornada de transformação.


Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda a acelerar transformações na Cultura e na Estratégia de grandes organizações.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 3 livros:


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page