Analytics: 5 Ações para obter Excelentes Resultados



Analytics, Big Data, IA... Buzzwords que encantam audiências em todo o mundo com um universo gigantesco de possibilidades.


Mas, essas possibilidades esbarram em elementos muito importantes para fazer tudo isso acontecer.


Por exemplo: semana passada estava comendo uma pizza em São Paulo com dois grandes amigos de infância.


Um deles hoje lidera e é proprietário de uma rede de farmácias.


Durante o papo, ele compartilhou alguns planos que pretende implementar para o ano que vem...


Entre esses planos, uma de suas prioridades será investir em DADOS.


Uma excelente decisão. Afinal, muita gente tem dito que "DADOS são o PETRÓLEO do Século XXI".


Mas manipular dados por si só não vai gerar VANTAGEM COMPETITIVA pra nenhuma empresa.


Dados só terão valor quando as organizações:


1. SOUBEREM O QUE FAZER COM OS DADOS


Há muita gente só falando em dados, mas pouca gente focando naquilo que é fundamental para qualquer tipo de "Analytics": saber o que fazer com os Dados.


Quando estava conversando com o meu amigo, perguntei pra ele:


"Quais as Perguntas que você precisa que sejam respondidas na sua empresa? Quais Dados são necessários para responder essas perguntas?"

Ele parou por alguns segundos e confessou que não tinha pensado nessas questões.


Não dá para avançar muito em qualquer Estratégia de Análise de Dados sem conectar essa Análise ao que o negócio precisa.


Falando assim, parece óbvio.. Mas quando vemos apresentações sobre esse tema, é comum a galera pular direto para ferramentas, sem pensar no que exatamente a organização precisa.



2. ENTENDEREM QUE OS INSIGHTS REAIS DE QUALQUER ANÁLISE DE DADOS NÃO VÊM DE FERRAMENTAS E SISTEMAS: VÊM DAS PESSOAS.


Dados precisam ser combinados e estruturados para fazer comparações realmente relevantes.