Analytics, Big Data, IA... Buzzwords que encantam audiências em todo o mundo com um universo gigantesco de possibilidades.
Mas, essas possibilidades esbarram em elementos muito importantes para fazer tudo isso acontecer.
Por exemplo: semana passada estava comendo uma pizza em São Paulo com dois grandes amigos de infância.
Um deles hoje lidera e é proprietário de uma rede de farmácias.
Durante o papo, ele compartilhou alguns planos que pretende implementar para o ano que vem...
Entre esses planos, uma de suas prioridades será investir em DADOS.
Uma excelente decisão. Afinal, muita gente tem dito que "DADOS são o PETRÓLEO do Século XXI".
Mas manipular dados por si só não vai gerar VANTAGEM COMPETITIVA pra nenhuma empresa.
Dados só terão valor quando as organizações:
1. SOUBEREM O QUE FAZER COM OS DADOS
Há muita gente só falando em dados, mas pouca gente focando naquilo que é fundamental para qualquer tipo de "Analytics": saber o que fazer com os Dados.
Quando estava conversando com o meu amigo, perguntei pra ele:
"Quais as Perguntas que você precisa que sejam respondidas na sua empresa? Quais Dados são necessários para responder essas perguntas?"
Ele parou por alguns segundos e confessou que não tinha pensado nessas questões.
Não dá para avançar muito em qualquer Estratégia de Análise de Dados sem conectar essa Análise ao que o negócio precisa.
Falando assim, parece óbvio.. Mas quando vemos apresentações sobre esse tema, é comum a galera pular direto para ferramentas, sem pensar no que exatamente a organização precisa.
2. ENTENDEREM QUE OS INSIGHTS REAIS DE QUALQUER ANÁLISE DE DADOS NÃO VÊM DE FERRAMENTAS E SISTEMAS: VÊM DAS PESSOAS.
Dados precisam ser combinados e estruturados para fazer comparações realmente relevantes.
No caso do meu amigo, em sua Farmácia, podemos fazer uma pergunta como, por exemplo: "Qual o tipo de cliente que gera mais lucro para a Farmácia X?"
A resposta simples poderia ser: "Quem compra os medicamentos mais caros e com mais margem de lucro".
Eu não sou dono de farmácia e nunca trabalhei em uma.
Mas me parece uma resposta simples, óbvia e provavelmente não tão útil para a Farmácia do meu amigo.
Me parece que há oportunidades para fazer outras perguntas para que os DADOS ajudem a responder:
Qual o perfil do cliente que compra esses medicamentos mais caros?
Será que são só medicamentos mesmo?
E as outras áreas e segmentos de produtos da farmácia?
Quem compra o medicamento mais caro também compra outros produtos? Quais?
Como a compra é feita? Pela Internet, pelo telefone ou presencialmente?
If we don't ask the right questions, we'll never get the right answers - Clayton Christessen, um dos papas da Inovação
No final das contas, é preciso fazer BOAS PERGUNTAS.
E boas perguntas - pelo menos ainda - são feitas pelas pessoas.
3. USAREM DADOS PARA GERAR - DE FATO - EXPERIÊNCIAS ESPETACULARES PARA OS CLIENTES E RESULTADOS PARA O NEGÓCIO
E se, desde a sua concepção, a Estratégia de Analytics já nascesse conectada à Estratégia do Negócio e à Estratégia de Pessoas?
Se as ações de Analytics não estão gerando melhor experiência do cliente e melhores resultados para o negócio, elas jamais serão parte dos PILARES estratégicos de uma organização.
E jamais farão parte da Cultura da Organização.
4. USAREM DADOS PARA TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA DOS TALENTOS NA SUA EMPRESA.
Você pode ter a melhor ferramenta de dados, fazer as melhores perguntas e criar as melhores estratégias, mas, no final das contas, quem faz qualquer Transformação acontecer são as pessoas.
Qualquer Estratégia de Dados precisar estar conectado a uma Estratégia de Pessoas robustas e uma Transformação Cultural.
Dados são essenciais para Transformar a Experiência dos Talentos na sua Empresa.
Por exemplo:
O que faz um Talento desejar trabalhar na sua empresa?
Como sua empresa trata os Talentos que não foram aprovados em Processos de Recrutamento e Seleção?
Como são as Experiências de Desenvolvimento de seus Talentos na sua Empresa?
Qual o impacto dessas ações nos resultados do negócio e na experiência do cliente?
É fundamental utilizar Analytics para algo que vai GERAR, de imediato, ALTO VALOR e IMPACTO em qualquer organização.
5. TORNAREM "DATA ANALYTICS" UMA "CAPABILITY" ORGANIZACIONAL.
Não adianta delegar essa tarefa só para os "Data Analysts" e outras profissões relacionadas a Dados, Big Data, etc.
Ninguém precisa virar Estatístico ou Matemático.
Mas para sua empresa se tornar realmente "data-driven", seus líderes e equipes precisarão desenvolver essa habilidade em algum nível.
Nem que seja como uma pessoa mapeadora de oportunidades.
Já que DADOS são o novo petróleo, como criar, nos líderes e funcionários esse modelo mental de identificação de oportunidades?
Então, qual a sua Estratégia para fazer isso acontecer na sua Empresa?
Para finalizar, mais uma frase matadoura sobre essa questão do Clayton Christessen:
An organization's capabilities become its disabilities when disruption is afoot.
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Todo mundo tem (ou pode ter) DADOS.
Mas, sem conectar DADOS com a ESTRATÉGIA do negócio, o máximo que se conseguirá é produzir dashboards com pouco (ou nenhum) valor.
O REAL DIFERENCIAL de qualquer empresa daqui pra frente será COMO ela vai UTILIZAR esses DADOS - para transformá-los DE FATO no novo Petróleo.
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