A gente já sabe do tamanho da revolução que já está acontendo na nossa frente.
Com tudo que está acontecendo, mesmo com essas mudanças, algumas perguntas são inevitáveis:
Como fazer com que os Executivos e Líderes passem a atuar de uma outra forma?
Como acelerar o processo de desenvolvimento de competências para CRIAR O FUTURO da EMPRESA?
COMO sua empresa pode ter um desempenho superior ao atual mesmo com todas essas mudanças?
COMO atrair os TALENTOS que sua organização precisa para o presente e para o futuro?
A resposta para todas estas perguntas está na CULTURA que sua empresa PRECISA ESTABELECER para suportar todas essas ESTRATÉGIAS.
Afinal, UMA EMPRESA SÓ CONSEGUE TRANSFORMAR SEUS NEGÓCIOS TRANSFORMANDO SUA CULTURA.
Não dá pra desligar a forma que as pessoas operam hoje e acordar amanhã trabalhando de uma forma diferente.
Para qualquer transformação de negócios é preciso uma transformação cultural.
Mas são raras as empresas que têm o poder de enxergar essa necessidade.
Veja o exemplo recente da Microsoft.
Não faz muito tempo que a Microsoft era considerada uma empresa de tecnologia que ainda vivia do seu passado. Suas receitas e lucros sendo sustentados pelo produto que turbinou o crescimento da empresa desde o início da era dos computadores pessoais: o Windows.
Em 2014, Satya Nadella (capa da Exame acima) assumiu a posição de CEO da Microsoft.
Desde então, para dar conta da transformação nos negócios que ele pretendia, ele transformou a Cultura da empresa.
Em poucas palavas, seu objetivo era e é transformar a forma como a Microsoft sempre atuou.
Sua visão: ao invés de criar produtos que as pessoas precisam, a Microsoft precisa criar produtos que as pessoas querem e desejam.
Todo o processo começou com um email para os 120.000 funcionários da empresa.
Algumas frases interesssantes nesse email.
"Em nossa história recente, a nossa missão era colocar o PC em cada mesa e em casa, um objetivo que temos alcançado na maior parte do mundo desenvolvido. (...)
Ao olharmos para a frente, devemos olhar para o que exclusivamente a Microsoft pode contribuir para o mundo. (...)
Nossa indústria não respeita tradição. Ela só respeita INOVAÇÃO. (...)
Parafraseando uma citação de Oscar Wilde – é preciso acreditar no impossível e remover o improvável.
Em seguida, cada um de nós tem de fazer o nosso melhor trabalho, liderar e ajudar a impulsionar a mudança cultural. Às vezes subestimamos as coisas de que cada um de nós é capaz para fazer as coisas acontecerem e superestimamos o que os outros precisam fazer para nos mover para frente. "
Manter o modelo do Windows como centro do universo na Microsoft seria um belo tiro no pé. Agora, imagine o desafio de fazer essa transformação: criar uma empresa focada em licenciamento, cloud e Inteligência Artificial!
"It's all about the future and every industry is like that nowadays. Being successful in the past means nothing." (Satya Nadella).
Em linha com a visão que o Satya Nadella compartilhou em seu email inicial há 5 anos, a grande mudança na Cultura da Empresa tem sido CRIAR produtos e serviços apenas se a MIcrosoft tem algo realmente diferenciado e único para entregar para o mercado.
Antes, a empresa seguia seus concorrentes, criando produtos similares ao que estava sendo praticado no mercado.
Para mudar isso, a empresa começou a desenvolver NOVOS COMPORTAMENTOS:
a) Sair do casulo da empresa.
b) Conhecer os clientes que estavam comprando produtos nos concorrentes.
c) Aprender a mudar a visão sobre os concorrentes (Linux, Apple...) como potenciais aliados na estratégia da empresa.
d) Ouvir a todos na empresa, pois todo mundo pode ter uma contribuição importante para fazer.
e) Substituir a burocracia e a estagnação por novas formas de operar focadas em INOVAÇÃO.
O resultado de todo esse processo?
Mais de US$ 110 bilhões em receita em 2018.
Nos últimos 5 anos, o valor da ação pulou de US$30 para US$107 (7 Março de 2019).
O valor de mercado pulou de US$ 300 bilhões para cerca de US$ 850 bilhões (Março de 2019).
Se você quiser saber mais sobre esse processo de transformação cultural da Microsoft, não deixe de ler o livro que o Nadella lançou no ano passado. É muito bacana!
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Voltando para nosso processo de REFLEXÃO...
Se Cultura é tão importante em uma empresa,
onde está o Plano para construir a Cultura da sua Organização?
Qual a visão dos Executivos e Líderes da sua empresa sobre esse tema?
Não faltam casos que ilustram o poder da CULTURA em processos de transformação de negócios
Uma organização que quer criar uma Cultura de Autonomia não pode contratar ou valorizar Líderes Centralizadores ou Autoritários.
Uma organização que quer se tornar ágil não pode ter processos burocráticos para contratar funcionários ou para inscrever seus times em ações de desenvolvimento.
Como você pode ter percebido, a mudança precisa surgir de DENTRO para FORA.
Em um momento de tantas transformações no mundo dos negócios, olha o tamanho da OPORTUNIDADE que o RH tem na sua frente para CRIAR o FUTURO!
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