top of page
Buscar

Pesquisa revela o impacto dos rituais e hábitos dos líderes para moldar a cultura




Se você quer mudar de forma mais acelerada a cultura de uma empresa, mude os hábitos e rituais de seus líderes.


Uma pesquisa da CultureAmp com mais de 1.000.000 de colaboradores e 3.000 empresas revelou o seguinte:


✅ Se um líder desenvolve o ritual/hábito de ter 1-1s com suas equipes, há 3x mais chances que seus funcionários façam o mesmo.


✅ Se um líder desenvolve o ritual/hábito de reconhecer as pessoas, há 4,7x mais chances que seus funcionários façam o mesmo.


✅ Se um líder desenvolve o ritual/hábito de ajudar suas equipes a ter bons PDIs, há 6,4x mais chances que seus funcionários façam o mesmo.


✅ Se um líder desenvolve o ritual/hábito de dar feedbacks, há 19,7x mais chances que seus funcionários façam o mesmo.


Mas como desenvolver esses rituais e hábitos na sua liderança?


Há vários mecanismos para tornar iniciar essa jornada.


Comece pelo C-Level. Qualquer mudança de hábito e comportamento passa pelas mudanças de rituais e hábitos do CEO e dos Executivos da sua organização. Se eles não se tornarem exemplo dessas mudanças, nada acontece.


Treine. A maior parte dos líderes não sabe como fazer isso de forma prática. Vá além das ações tradicionais de treinamento em sala de aula. Busque, por exemplo, pessoas que já façam isso muito bem para compartilhar boas práticas e exemplos de sucesso. Crie mentorias rápidas.


Pense em um ecossistema de desenvolvimento dessa cultura que sua empresa deseja desenvolver.


Reconheça esses comportamentos. Você pode fazer isso informalmente ou até inserindo esses elementos como parte, por exemplo, de seu processo de avaliação de desempenho e de bônus.


Adote como critério para promoção. A melhor forma de mostrar para a organização que isso é importante daqui para frente é adotar essas práticas como um dos critérios para promover líderes. Promova os líderes que são exemplos dessas práticas.


Contrate profissionais que já fazem isso. No processo de recrutamento e seleção, dê preferência a profissionais que já fazem isso muito bem.


Invista intensivamente na comunicação dos resultados. Conecte todas essas ações a resultados concretos. Busque dados (como engajamento, clima, redução de custos, aumento de vendas) para evidenciar como esses hábitos têm impactado positivamente os resultados da empresa.


Cartão amarelo para quem não estiver praticando. Líderes que não coloquem esses comportamentos em ação precisam receber feedback. Por não adotar esses comportamentos, h[ábitos e rituais em seu dia a dia, suas avaliações de performance podem ser impactadas. Seu bônus pode ser afetado.


***


Conheça os 4 Ds da Evolução Cultural

Se você quiser saber mais sobre como fazer a evolução da cultura da sua empresa, conheça os 4 Ds da Evolução Cultural.





Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações em suas jornadas de evolução cultural e na transformação de seus RHs.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 3 livros:





0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page