top of page
Buscar

6 dados sobre Cultura Organizacional que você e sua empresa precisam conhecer.



No 1o semestre de 2022 realizamos a pesquisa "Raio-X da Cultura Organizacional" com 222 profissionais de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.


Seguem abaixo 6 insights interessantes dos resultados da pesquisa:


1) Cultura é importante, mas não há ações para desenvolver o tema de forma concreta nas empresas: 88% dos participantes consideram "Cultura" como um dos pilares mais importantes para a estratégia e o sucesso de suas empresas nos próximos anos.


Porém, ao mesmo tempo, 73% das pessoas afirmaram que não há ações e objetivos concretos para desenvolver a cultura em suas empresas.


2) Inconsistência entre o que é falado e o que é praticado nas organizações: Apenas 35% dos pesquisados consideram que há consistência entre o que é falado e o que é realmente praticado pelos líderes no dia a dia.




3) A maioria dos líderes e equipes não têm clareza sobre os elementos da cultura que bloqueiam e os que impulsionam o desenvolvimento do negócio. 72% dos participantes da pesquisa afirmaram que maioria dos líderes e equipes não têm clareza sobre os elementos da cultura atual que BLOQUEIAM o desenvolvimento do negócio. E 62% não conhecem os elementos que IMPULSIONAM o desenvolvimento do negócio.


4) É preciso aperfeiçoar a conexão dos processos de RH e da experiência dos funcionários com a cultura que suas empresas desejam colocar em ação. Os processos de RH são um dos mecanismos mais eficientes para escalar comportamentos - e, por consequência, a cultura de uma empresa.


69% dos participantes da pesquisa afirmaram que é preciso aperfeiçoar a conexão dos processos de RH com a cultura que a empresa precisa desenvolver.

Se as empresas não fazem a conexão dos seus processos de RH com a Cultura, elas estão perdendo uma oportunidade gigantesca. Suas ações de RH estão deixando de desempenhar um papel crucial: o de desenvolver a cultura que a sua empresa precisa para ter sucesso em seu mercado.



5) Mensuração e comunicação dos resultados das iniciativas de cultura. 72% dos participantes afirmaram que não existem indicadores e uma forma clara de medir a evolução das ações de cultura em suas empresas. Além disso, 69% afirmaram que os indicadores que mostram a evolução cultural da empresa ainda não são amplamente comunicados para todos os níveis da organização.


6) Investimento de tempo e energia do CEO e Executivos com o tema "Cultura": 57% dos participantes afirmaram que os CEOs e os principais executivos de suas empresas ainda não investem tempo e energia em ações para desenvolver a cultura que suas empresas precisam.


Além disso, 71% dos pesquisados afirmaram que os líderes não conhecem os rituais, símbolos e comportamentos que precisam fazer parte da organização para desenvolver a cultura desejada.

Como foi possível perceber, os dados da pesquisa revelam desafios importantes para as empresas.


Porém, por conta da correria do dia a dia, muitos desses elementos podem não estar recebendo a devida atenção de executivos e líderes - o que pode se tornar um risco para qualquer negócio em pouco tempo.


E se você quiser conhecer mais sobre como transformar e desenvolver a Cultura de uma empresa, temos uma ótima novidade!


Estamos lançando o livro "Transforme a Cultura da sua Empresa", um guia completo para transformar, desenvolver e evoluir a cultura da sua organização.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page