top of page
Buscar

A diferença entre uma “ótima empresa para se trabalhar” e uma ótima empresa para VOCÊ trabalhar



Existe uma grande diferença entre uma "ótima empresa para se trabalhar" e uma "ótima empresa para VOCÊ trabalhar".


Cada um de nós tem suas preferências, suas fortalezas e tem melhor performance em determinados ambientes.


Um profissional com pensamento empreendedor terá muitos desafios em organizações hierárquicas.


Um profissional inovador não conseguirá colocar seus talentos em ação em organizações burocráticas.


Um profissional com visão estratégica terá dificuldades para ser compreendido em organizações que olham apenas para o curto prazo.


Mesmo assim, você poderá encontrar, na lista das melhores empresas para trabalhar, empresas com culturas hierárquicas, burocráticas e que olham mais para os resultados de curto prazo.


Ou seja: a mesma empresa que é considerada excepcional para se trabalhar para determinados perfis de profissionais pode ser uma péssima empresa para se trabalhar para outros.

Cada empresa tem uma #cultura e um jeito de fazer as coisas que tornam ela bem-sucedida. É o seu DNA. E esse DNA que tem o poder de (simultaneamente) ATRAIR determinados perfis de talentos e de REPELIR outros perfis.


E isso vale para qualquer empresa, mesmo as que são consideradas como ótimas empresas para se trabalhar.


Observe os perfis de profissionais que pedem demissão da sua empresa. Observe aqueles que rejeitam propostas para trabalhar na sua empresa. Esses são os profissionais que a sua empresa repele (mesmo de forma não intencional).


Por outro lado, observe os perfis de profissionais que permanecem na sua empresa. Observe os perfis de quem aceita as propostas para trabalhar na sua empresa. São esses profissionais que a sua empresa atrai.



Isso gera uma reflexão importante tanto para empresas quanto para profissionais.


PARA EMPRESAS: Quais perfis de profissionais que a sua empresa precisa passar a atrair daqui para frente e que não está conseguindo atrair - mesmo sendo uma ótima empresa para se trabalhar?


Sua empresa tem estratégias para desenvolver a cultura que precisa para atrair, engajar e manter esses perfis de talentos?


PARA PROFISSIONAIS: Entre as ótimas empresas para se trabalhar listadas em diferentes rankings, quais delas têm culturas que serão terrenos férteis para você colocar os seus talentos em ação? Você sabe quais perguntas fazer para ter mais clareza sobre como fazer essa escolha?


Um abraço e até a próxima!

 

Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).





0 comentário

Commentaires


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page