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Pesquisa Raio-X do RH revela as 8 áreas que o RH precisa focar para gerar ainda mais valor e impacto



Em Setembro desse ano realizamos a 2a edição da Pesquisa Raio-X do RH.


Foram realizadas 38 perguntas para CEOs, Executivos, Líderes e Profissionais sobre a atuação e impacto da área de Recursos Humanos em diferentes áreas tais como a sua atuação estratégica, recrutamento e seleção, gestão de talentos, remuneração, entre outros.


  • 70% dos participantes eram líderes e profissionais de RH.

  • 30% eram líderes e profissionais de outras áreas como Vendas, Marketing, IT, Finanças, Inovação, entre outras.


A pesquisa está recheada de insights.

Se você ainda não baixou para ler, vale fazer o download!



Uma das principais conclusões da pesquisa são as 8 áreas que o RH precisa focar nos próximos anos para gerar ainda mais valor e impacto.


É inegável que o RH evoluiu muito nos últimos anos.


Há avanços concretos relacionados a diferentes temas como:


  • A promoção da diversidade e inclusão nas organizações.

  • A atuação de destaque no período da pandemia.

  • A conscientização de temas relacionados a saúde e bem-estar das pessoas.

  • O cuidado com as pessoas.

  • O crescente desenvolvimento de uma abordagem mais humana e centradas nas pessoas.

  • Espaço na agenda do Time Executivo.


O cuidado com as pessoas sempre será parte do DNA da área e não pode ser deixado de lado. Mas com tantas transformações acontecendo na forma de fazer negócios, na forma de trabalhar e de gerir talentos, a pesquisa mostra que a área precisará ir além.

Analisando os resultados da pesquisa, é possível identificar temas que o RH precisará se dedicar para gerar ainda mais impacto e valor.



Há, em especial, temas em que o RH tem uma percepção de que está gerando valor, mas que

outras áreas não enxergam da mesma forma.


É claro que isso pode variar de empresa para empresa. Afinal, cada área de RH se encontra em diferentes níveis de maturidade em sua atuação.


Mas, de uma forma geral, podemos perceber que os desafios estão concentrados 8 grandes áreas.


Observe abaixo que todas esses 8 desafios estão conectados à necessidade do RH potencializar a geração de valor.



As 8 áreas que o RH precisa focar para gerar ainda mais valor.



68% dos pesquisados acreditam que o RH dedica mais tempo resolvendo atividades operacionais e/ou organizando eventos do que ajudando as áreas a criar estratégias e ações para desenvolver a empresa.


79% dos pesquisados que atuam em outras áreas afirmaram que o RH precisa acompanhar mais de perto as tendências e conhecer melhor o impacto das novas tecnologias em suas próprias ações e no negócio.

Além disso...


83% dos profissionais de outras áreas afirmaram que o RH ainda não cria iniciativas e ações inovadoras que se tornam referências dentro e fora do seu mercado.


74% dos pesquisados afirmaram que o RH não cria estratégias e ações para transformar e acelerar o desenvolvimento da próprio área.


76% dos profissionais de outras áreas da empresa afirmaram que o RH não tem uma abordagem proativa para conhecer as tendências e os sinais de mudança que podem afetar os negócios e a estratégia da empresa..


83% dos profissionais de outras áreas da empresa afirmaram que o RH não sabe criar a melhor estrutura e desenho organizacional para a empresa atuar de forma ágil e acelerar os resultados do negócio.


77% dos pesquisados afirmaram que o RH ainda não possui uma filosofia de remuneração conectada com as necessidades e anseios dos talentos nessa era digital..


70% dos pesquisados afirmaram que o RH de suas empresas ainda não possui um método e indicadores claros para avaliar a experiência do funcionário (EX) em todas as etapas do ciclo de gestão de pessoas (recrutamento, onboarding, treinamento, desempenho, remuneração, sucessão etc).



Confira o Relatório Completo!


 

Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda a acelerar transformações na Cultura e na Estratégia de grandes organizações.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 3 livros:




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