Conheça os 4 pilares da transformação

O grande desafio das empresas hoje é garantir que as suas estratégias estejam alinhadas à cultura que ela precisa desenvolver para entregar valor para os clientes e criar uma organização de alta performance.


Abaixo você verá os 4 pilares para que qualquer empresa ou área tenha sucesso nessa jornada. Esse modelo não tem nada de teórica. Ele foi desenvolvido por mim ao longo de anos de prática e execução em organizações de todos os tamanhos e segmentos.


Hoje esse modelo é a base das diferentes metodologias que utilizamos com nossos clientes na FUTURO S/A.


Todos os 4 elementos são igualmente importantes para qualquer jornada de transformação.



PILAR 1: A ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO

A visão estratégica tem a ver com conhecer bem a visão da empresa, o perfil de seus clientes, a proposta de valor para esses clientes, seu modelo de negócio, seu modelo de operação e as principais fortalezas que a empresa precisa ter para entregar essa proposta de valor.


Desenvolver a visão estratégica é conhecer profundamente o negócio. É pensar de forma estratégica, crítica e analítica. E é saber conectar todos esses pontos para entender claramente qual será o papel do RH nessa jornada de colocar a estratégia do negócio em ação através das pessoas.


Só assim será possível para o RH criar a sua própria estratégia, suas prioridades e identificar os perfis de profissionais que o RH precisa para colocar seus planos em ação.


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PILAR 2: A CULTURA ORGANIZACIONAL

Apesar do tema Cultura ser bastante badalado atualmente, ainda não são todos os profissionais que conseguem fazer a conexão entre a estratégia do negócio e a cultura que a empresa precisa desenvolver.


Isso acaba impactando diretamente no fracasso de diversas iniciativas de mudanças nas empresas. E essa é uma das grandes oportunidades que o RH tem atualmente de fazer a diferença em uma organização.


Estamos falando aqui sobre o DNA da empresa, dos princípios de liderança e a sua forma de operar. Toda vez que ocorre algum tipo de transformação estratégica na organização, é preciso prestar muito atenção nos impactos na Cultura da empresa. Afinal, não existe transformação da estratégia sem transformação cultural.