Não tem como negar o quanto o tema “Cultura” está em evidência no mundo corporativo atualmente. É um tema que tem aparecido com bastante frequência em palestras, revistas, entrevistas, vídeos e podcasts.
Uma recente pesquisa da Deloitte com mais 3.300 líderes em 106 países explica uma das razões pelo crescente interesse no tema: a pesquisa revelou que Cultura e Engajamento estão hoje entre os mais importantes desafios das organizações.
Entretanto, apesar de toda a atenção em torno desse tema, um outro levantamento da Gartner revelou que apenas 1/3 dos líderes de RH acham que suas organizações têm a cultura que realmente precisam para impulsionar a performance dos negócios nos próximos anos.
Ao longo dos últimos 20 anos eu tive a oportunidade de mergulhar nesse tema em dezenas de empresas seja como Executivo de RH em grandes empresas ou liderando projetos com nossos clientes na Futuro S/A.
Startups e empresas tradicionais. Empresas brasileiras e globais. Empresas com foco em B2C e também B2B. Organizações de todos os tamanhos, mercados e segmentos.
Uma preocupação comum de todas as empresas com quem tenho trabalhado em todos esses anos é saber se a sua cultura está na direção certa. Elas querem saber se a cultura que estão desenvolvendo é a melhor para o sucesso do negócio. Elas querem saber se a cultura que estão desenvolvendo vai contribuir para atrair e manter o perfil de profissionais e líderes que elas precisam.
Na sequência abaixo, você vai observar um conjunto de 10 grandes reflexões que podem ajudar empresas a identificarem se estão realizando ações consistentes para a evolução e desenvolvimento de suas culturas.
É uma lista macro e resumida, é claro. Há uma série de outras perguntas importantes para o contexto e as necessidades de cada empresa.
É um conjunto de perguntas que servem para a reflexão de executivos e profissionais que lideram iniciativas de cultura em suas empresas.
Reflexões que certamente vão produzir insights valiosos sobre como iniciar, desenvolver e corrigir rotas ao longo da jornada de evolução cultural na sua empresa.
Vamos lá? Será que as respostas para essas perguntas já estão bem claras na sua empresa?
1. Quais são os pilares e elementos que, de fato, sustentam e realmente fazem parte da cultura da sua empresa? O que é. de fato, praticado por líderes e equipes na vida real? É essa a cultura que a sua empresa precisa para crescer, gerar resultados e atrair os talentos que precisa?
Como a sua empresa faz para identificar como a cultura de verdade - e não aquela que está no Powerpoint? Qual é a cultura que sua organização deseja e precisa desenvolver para a sua estratégia ter sucesso nos próximos anos?
2. O que faz a sua cultura realmente ser única? Em que aspectos a cultura da sua empresa se diferencia das demais empresas do seu mercado? São, de fato, elementos diferenciadores ou são palavras e termos genéricos que qualquer empresa utiliza? Quais elementos precisam ser desenvolvidos para que a cultura da empresa seja realmente diferenciada e única?
3. Qual exatamente é a conexão entre a estratégia do negócio e a cultura da sua empresa? Como a cultura da sua empresa contribui para atrair clientes, engajar talentos e impulsionar os negócios? O quanto os líderes redefinem os processos e decisões em suas áreas para que suas ações estejam conectadas à cultura que a empresa deseja desenvolver? Qual é a conexão entre a cultura e a marca da sua empresa? Como você deseja que a cultura da sua empresa seja reconhecida pelos clientes, potenciais colaboradores e demais stakeholders?
4. Qual o perfil de profissionais e de líderes que a sua empresa precisa hoje e que precisará contar no futuro? O que faz as pessoas se candidatarem para vagas na sua empresa? O que pessoas que não trabalham na sua empresa pensam sobre a sua cultura? Qual o perfil de profissional que normalmente fica e se desenvolve na sua empresa?
Qual o perfil de líderes e de profissionais que a sua empresa precisa para os próximos anos? Quais competências e comportamentos serão críticos para o desenvolvimento da cultura e o sucesso dos negócios?
5. Como sua empresa identifica os elementos de cultura que impulsionam os resultados do seu negócio? Qual a sua estratégia para desenvolver esses elementos? Quais as ações práticas que estão sendo colocadas em ação para acelerar ainda mais o desenvolvimento desses elementos?
6. Como sua empresa identifica os elementos de cultura que bloqueiam os resultados do seu negócio? Qual a sua estratégia e ações práticas que estão sendo colocadas em ação para eliminar ou readaptar esses elementos? Como os elementos negativos da cultura são trabalhados na organização? Como os líderes lidam ao se depararem com esses elementos?
7. Quais os rituais, símbolos, atitudes e comportamentos que precisam fazer parte da organização daqui para frente? Quais devem ser mantidos? Quais são os que precisam ser eliminados? Quais os que precisam ser criados? Quais os que precisam ser aperfeiçoados? Como o time executivo e os líderes estão alinhados em torno do que precisa ser feito daqui para frente para fazer a cultura evoluir? O que eles estão fazendo, na prática, para fazer isso acontecer?
8. Qual o nível de investimento de tempo e energia do seu CEO e dos principais executivos da empresa com o tema cultura? O que os principais líderes da empresas estão fazendo, na prática, para gerar os resultados que a empresa precisa nesse tema? Eles sabem exatamente qual o papel deles nessa jornada? O quanto o tema "cultura" faz parte das reuniões do time executivo na sua empresa? Esse é um tema que fica somente nas mãos do RH? Como as decisões sobre esse tema são tomadas? O que é dito e escrito é o que é realmente praticado na sua organização?
9. Como o C-Level e a área de RH sabem se as ações relacionadas a cultura estão gerando os resultados que a sua organização precisa? Quais são os fatos e dados que são utilizados para mensurar os avanços nas estratégias e ações de cultura?
10. De que forma a jornada dos colaboradores e líderes da empresa está conectada a essa cultura desejada? A forma de atrair, contratar, desenvolver e remunerar as pessoas está conectada à Cultura que a empresa deseja colocar em ação?
Por fim, uma reflexão importante: se fizermos todas as perguntas acima para executivos, líderes e colaboradores na sua empresa, quais seriam as respostas? Elas seriam semelhantes às suas?
Bom, já deu para perceber que não são perguntas triviais. Muitas organizações iniciam seus projetos de cultura sem ter um caminho claro para responder essas e tantas outras perguntas essenciais.
Se você curtiu esse post e quiser saber mais sobre o tema, recomendo a leitura do post abaixo. O Mapa Cultural é a metodologia que criamos para ajudar organizações em seus processos de evolução cultural.
Para acessar o post, é só clicar aqui ou na imagem abaixo.
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