"The CEO Test" é um livro da Harvard Business Review que compartilha 7 perguntas para ajudar as pessoas a se tornarem líderes mais eficazes.
As perguntas do livro são baseadas em mais de 600 entrevistas de CEOs das 100 maiores empresas dos EUA e CEOs de startups.
Pense agora no seu líder ou nos líderes que atuam na sua empresa.
Será que eles conseguiriam passar no teste?
Pergunta 1: Seus líderes conseguem desenvolver e comunicar um plano simples para a estratégia do negócio?
Seus líderes conseguem transformar complexidade em simplicidade? Os integrantes de seus times sabem qual é o impacto do que fazem para o sucesso da estratégia? Suas equipes têm clareza sobre o que fazer, como fazer e por que fazer?
Pergunta 1: Seus líderes conseguem desenvolver e comunicar um plano simples para a estratégia do negócio?
Sim
Não
Pergunta 2: Seus líderes conseguem desenvolver uma cultura de verdade, tornando-se exemplos dessa cultura?
Como líderes, eles precisam se tornar exemplo dos comportamentos e atitudes que você deseja na sua empresa.
Cultura não é o que é dito.
Cultura não é o que está escrito.
Cultura é o que é praticado, valorizado e reconhecido na sua organização.
Pergunta 2: Seus líderes conseguem desenvolver uma cultura de verdade, tornando-se exemplos dessa cultura?
Sim
Não
Pergunta 3: Seus líderes sabem como criar um verdadeiro time?
Transformar pessoas que trabalham juntas em um verdeiro time é um dos dos grandes super poderes de um líder.
Não é pensar apenas no time que a sua organização precisa para os desafios do presente. É sobre desenvolver times que possam lhe ajudar a criar o futuro.
Pergunta 3: Seus líderes sabem como criar um verdadeiro time?
Sim
Não
Pergunta 4: Seus líderes sabem liderar uma transformação?
O status quo é um dos inimigos mais poderosos de um líder e de uma empresa. E saber liderar transformações é essencial para qualquer líder.
Líderes precisam desenvolver uma mentalidade ambidestra.
Ao mesmo tempo em que focam nos resultados do presente, o líder precisa plantar as sementes de transformação que vão criar o futuro.
Pergunta 4: Seus líderes sabem liderar uma transformação?
Sim
Não
Pergunta 5: Seus líderes sabem realmente ouvir as pessoas?
Quanto mais um líder sobe na organização, mais difícil é ter pessoas que falem para ele/a o que está realmente acontecendo e que falem as coisas que um líder precisa ouvir.
Se você não criar uma cultura onde as pessoas se sintam seguras para falar o que precisa ser falado, você acabará se tornando um líder cheio de pontos cegos.
E acabará tomando decisões equivocadas.
Pergunta 5: Seus líderes sabem realmente ouvir as pessoas?
Sim
Não
Pergunta 6: Seus líderes sabem gerenciar uma crise?
Seus líderes precisam saber evitar os erros previsíveis que fazem tantos líderes falharem em momentos de crise.
É preciso ter um entendimento claro da situação a partir de fatos e dados. E conversar com as pessoas que estão na ponta. É essencial não se limitar a conversar com gerentes e supervisores.
Conversar com quem está vendo os problemas acontecerem no dia a dia dará mais subsídios para conhecer a causa-raiz.
Manter a calma, projetar confiança e, uma vez tomada a decisão para as soluções, os líderes precisam se comunicar de forma eficaz com os diferentes stakeholders - clientes, funcionários, acionistas etc.
Pergunta 6: Seus líderes sabem gerenciar uma crise?
Sim
Não
Pergunta 7: Seus líderes conseguem dominar a complexidade e os paradoxos da liderança?
Para se tornar um verdadeiro líder, líderes devem dominar diversos paradoxos:
Ser, ao mesmo tempo, confiante e modesto.
Ser paciente e ter senso de urgência.
Ser compassivo e exigente.
Dar liberdade e demandar estrutura.
Ser otimista e realista.
Pergunta 7: Seus líderes conseguem dominar a complexidade e os paradoxos da liderança?
Sim
Não
Apesar dos esforços e dos investimentos nas últimas décadas, a arte de liderar continua desafiadora e complexa para as pessoas e para as empresas...
Uma pesquisa realizada pela revista Fortune revelou que apenas 10% dos executivos acreditam que as iniciativas de desenvolvimento de líderes têm impacto no negócio.
Ou seja: as empresas investem pesado em Programas para desenvolver seus líderes. Contratam consultorias e universidades com conteúdo de 1a linha.
Mas grande parte das empresas não consegue ver os resultados desse investimento.
Mas por que isso acontece em tantas empresas?
Por que é tão difícil desenvolver líderes nas organizações?
A origem desse problema pode estar na estratégias de desenvolvimento de líderes nas empresas...
Nos últimos 20 anos liderei a criação de estratégias para o Desenvolvimento de Líderes com impacto em dezenas de países e em organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
Atuei como líder global de desenvolvimento de líderes.
Tive a oportunidade de criar, desenvolver e executar programas de desenvolvimento em mais de 100 países.
Pude testar e colocar em ação o que mais funcionava.
A seguir, você pode conferir um material com algumas lições interessantes que tive nessa jornada. Um material que certamente vai gerar insights de potenciais melhorias que você pode colocar em ação na sua empresa.
Confira os TOP 10 erros que algumas empresas cometem ao criarem seus Programas de Desenvolvimento de Líderes.
Clique aqui ou na imagem para saber mais!
Conheça alguns dos nossos cases de transformação de Programas de Desenvolvimento de Líderes
Case | Bayer CropScience/Monsanto
Transformação do mais importante Programa Global de Desenvolvimento de Executivos
Trabalhamos com o Time Global de RH nos EUA para redesenhar a Estratégia e as Ações do Global Leadership Exchange (GLE), principal Programa Global de Desenvolvimento de Líderes da empresa, com participação de Executivos de todos os continentes.
Case | Kuhene+Nagel
Criação de Programa Global de Desenvolvimento de Líderes de Atendimento e de Operações para toda a América Latina
Com o envolvimento direto da Presidente, Time Executivo, Líderes e Colaboradores, a metodologia possibilitou o engajamento de todas as áreas para a construção do programa.
O resultado foi a criação de uma experiência de desenvolvimento prática e transformadora para criar uma Cultura de Excelência na Experiência dos Clientes e Colaboradores em toda a América Latina.
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 3 livros:
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