Cultura, estratégia e performance têm uma conexão que poucas empresas prestam atenção.
Se você parar para analisar as empresas mais valiosas do mundo, você vai observar algo em comum em todas elas:
São empresas que perceberam que a Alta Performance só é conquistada se as pessoas executarem a estratégia da forma que a empresa precisa.
Não adianta só ter um visão clara de futuro.
Não adianta ter só uma estratégia fantástica.
É preciso combinar VISÃO DE FUTURO + ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO + CULTURA!
Para ficar mais claro, veja o exemplo da Amazon.
A Amazon desenvolveu uma cultura de frugalidade. A empresa não ostenta. Faz as coisas ao menor custo possível. E por que isso se tornou parte do DNA da empresa?
Desde os primórdios, a estratégia de Jeff Bezos estava centrada no cliente. Suas decisões de onde investir os recursos da Amazon estavam baseadas em proporcionar 3 coisas para os clientes:
- a maior oferta de produtos
- preços baixos.
- entrega rápida.
Veja: não é só focar em CULTURA.
É focar na Cultura que a sua empresa precisa para que a sua estratégia tenha sucesso.
A estratégia da Amazon teria ido por água abaixo se ela copiasse a cultura da Apple.
E a Apple não teria tido o sucesso que tem há tantos anos se tivesse copiado a Cultura da Amazon.
No vídeo abaixo de apenas 1 minuto, Ben Horowitz (autor dos excelentes livros "Você é o que você faz" e "O lado difícil das situações difíceis") fala um pouco sobre essas diferenças.
Cultura, estratégia e performance têm uma conexão que poucas empresas prestam atenção. Cultura é o elo entre a Estratégia e a Alta Performance.
Muitas empresas têm um propósito e uma visão de futuro. Muitas também possuem uma estratégia com objetivos e ações para cada área.
Mas poucas são aquelas que param para pensar no jeito como as coisas são feitas no dia a dia. São poucas as que pensam se a CULTURA ATUAL da empresa está impulsionando ou freando os resultados da empresa.
O jeito como os seus líderes atuam.
A forma como as decisões são tomadas.
A estrutura organizacional.
O que é valorizado e reconhecido no dia a dia.
O que é tolerado...
Sua visão de futuro pode ser espetacular.
A estratégia do seu negócio pode ser um primor.
Mas nada disso vai adiantar se...
a) a sua empresa não atrair e engajar as pessoas certas para colocar essa estratégia em ação.
b) o que é feito no dia a dia não reflete o que está escrito no powerpoint.
c) os líderes não se tornarem exemplos dos comportamentos e atitudes que a sua empresa precisa.
Lembre-se sempre: Cultura é o elo entre a Estratégia e a Alta Performance.
***
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na Cultura e no RH de grandes empresas.
André atuou como Executivo de RH em posições de liderança globais e na América Latina em grandes empresas com Bayer, Monsanto, Newell Brands, Coca-Cola e Nokia.
André é Mestre em Administração e autor de 4 livros:
e FUTURO S/A (esgotado)
Comments