Na semana passada, saiu um estudo global da Microsoft com mais de 31 mil pessoas sobre o futuro do trabalho.
Entre as conclusões, 2 pontos se destacam:
O 1o é a ALIANÇA PROFISSIONAL que passará a existir cada vez + entre as ferramentas de Inteligência Artificial e cada um de nós.
Veja:
> UMA VISÃO DE + OPORTUNIDADES: Enquanto 49% das pessoas dizem que temem que a IA substitua seus empregos, cerca de 70% querem delegar o máximo de trabalho que puderem para a IA.
> PRODUTIVIDADE: 33% das pessoas veem AI como uma aliada para realizar trabalho de alta qualidade na metade do tempo.
> DESENVOLVIMENTO: 26% veem a IA como uma oportunidade de identificar formas mais valiosas de investir seu tempo e energia e gerar mais valor no trabalho.
> IA COMO SEGUNDO CÉREBRO: 23% relataram que IA vai liberá-los de ter que se lembrar de informações desnecessárias/irrelevantes.
E o 2o elemento se refere à necessidade da AGILIDADE NO APRENDIZADO para que as pessoas possam aproveitar essas oportunidades - um movimento que chamamos no nosso Relatório de Tendências da FUTURO S/A de "Aprendizágil".
"Aprendizágil" vai além da velocidade.
Tem a ver com as pessoas buscando formatos que possam acelerar o seu desenvolvimento de forma mais OBJETIVA, PRÁTICA e que se conecte aos DESAFIOS REAIS do dia a dia.
UM GRANDE DESAFIO: A CURVA DE VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NÃO ESTÁ ACOMPANHANDO A VELOCIDADE DE APRENDIZADO.
> 82% dos líderes dizem que seus funcionários precisarão de novas habilidades para estarem preparados para o crescimento da IA.
> 60% das pessoas na pesquisa disseram que não têm os recursos para esse futuro (um futuro mais do que presente já) onde teremos cada vez mais a IA como copiloto.
E isso é um grande RISCO para qualquer profissional.
Afinal, seremos pilotos ou co-pilotos nessa nova era? O grande risco é ter muita gente que pode não conseguir nem entrar nessa nave...
Só para ter uma ideia, no último mês de Março, houve um aumento de 73% de menção a "IA/ChatGPT" como uma habilidade desejada para vagas de empregos postadas no LinkedIn nos EUA.
O que tenho dito já há algum tempo é o seguinte:
"Se a velocidade das mudanças do mercado for maior do que a velocidade de desenvolvimento de seus líderes e equipes, sua empresa tem um grande problema para resolver."
E essa é uma oportunidade gigante para quem trabalha em RH.
Afinal, as empresas precisarão de estratégias para acelerar esse desenvolvimento e contar com pessoas com habilidades para criar esse futuro.
E você?
Concorda com os resultados do estudo?
Ou tem outras visões sobre esses temas?
Se você curtiu esse conteúdo, encaminhe para alguém que pode curtir também!
Um abraço e até a próxima!
Comments