10 motivos para as Ações de Desenvolvimento de Líderes não funcionarem



As empresas investem pesado em Programas de Desenvolvimento.


Contratam Consultorias.

Contratam Universidades com Conteúdo e Professores de 1a linha.


Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Fortune, apenas 10% dos CEOs disseram que as iniciativas de desenvolvimento de líderes têm impacto no negócio.


Ou seja, grande parte das empresas não conseguem ver os resultados desse investimento.


Mas, por que isso acontece em tantas empresas?

Por que é tão difícil desenvolver líderes nas organizações?


***


Nos últimos 20 anos, liderei Estratégias para criar Programas de Desenvolvimento para Líderes em mais de 100 países.


De C-Levels até Profissionais em sua 1a Experiência como Líderes.


Toda vez que fui "convocado" para transformar Programas de Desenvolvimento de Líderes, eles tinham alguns desafios em comum.


Há inúmeras razões para que o desenvolvimento de líderes não funcionarem nas empresas. Para não tornar o post muito extenso, selecionei inicialmente 10 motivos.


Mas o grande problema vai além dos 10 motivos. O grande problema é que esses desafios, quando combinados, causam um verdadeiro estrago na efetividade no Desenvolvimento da Liderança.


10 Motivos para os Programas Desenvolvimento de Líderes não funcionarem.


1. Desconexão com o negócio. Desconexão das ações e dos conteúdos com os desafios reais do negócio.


2. Desequilíbrio entre teoria e prática. as ações do programa focam demais em conceitos com professores que jamais tiveram experiências e desafios semelhantes aos líderes da sua empresa. O programa pode ser até estimulante, ter uma avaliação de reação espetacular, mas vai gerar pouco ou nenhum resultado para a sua empresa.


3. Os Programas não consideram os diferentes níveis de senioridade dos líderes. Há habilidades comuns que são importantes para qualquer líder. Mas, à medida que um líder vai assumindo desafios de maior complexidade e liderando outros líderes, as suas necessidades mudam. Uma das fórmulas certeiras para o fracasso de qualquer iniciativa é dar a mesma solução para necessidades diferentes.


4. Os Programas não desafiam os participantes. As pessoas gostam de serem desafiadas. Desafios que precisam ser solucionados estimulam o engajamento e a troca de experiências entre os participantes