10 motivos para as Ações de Desenvolvimento de Líderes não funcionarem



As empresas investem pesado em Programas de Desenvolvimento.


Contratam Consultorias.

Contratam Universidades com Conteúdo e Professores de 1a linha.


Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Fortune, apenas 10% dos CEOs disseram que as iniciativas de desenvolvimento de líderes têm impacto no negócio.


Ou seja, grande parte das empresas não conseguem ver os resultados desse investimento.


Mas, por que isso acontece em tantas empresas?

Por que é tão difícil desenvolver líderes nas organizações?


***


Nos últimos 20 anos, liderei Estratégias para criar Programas de Desenvolvimento para Líderes em mais de 100 países.


De C-Levels até Profissionais em sua 1a Experiência como Líderes.


Toda vez que fui "convocado" para transformar Programas de Desenvolvimento de Líderes, eles tinham alguns desafios em comum.


Há inúmeras razões para que o desenvolvimento de líderes não funcionarem nas empresas. Para não tornar o post muito extenso, selecionei inicialmente 10 motivos.


Mas o grande problema vai além dos 10 motivos. O grande problema é que esses desafios, quando combinados, causam um verdadeiro estrago na efetividade no Desenvolvimento da Liderança.


10 Motivos para os Programas Desenvolvimento de Líderes não funcionarem.


1. Desconexão com o negócio. Desconexão das ações e dos conteúdos com os desafios reais do negócio.


2. Desequilíbrio entre teoria e prática. as ações do programa focam demais em conceitos com professores que jamais tiveram experiências e desafios semelhantes aos líderes da sua empresa. O programa pode ser até estimulante, ter uma avaliação de reação espetacular, mas vai gerar pouco ou nenhum resultado para a sua empresa.


3. Os Programas não consideram os diferentes níveis de senioridade dos líderes. Há habilidades comuns que são importantes para qualquer líder. Mas, à medida que um líder vai assumindo desafios de maior complexidade e liderando outros líderes, as suas necessidades mudam. Uma das fórmulas certeiras para o fracasso de qualquer iniciativa é dar a mesma solução para necessidades diferentes.


4. Os Programas não desafiam os participantes. As pessoas gostam de serem desafiadas. Desafios que precisam ser solucionados estimulam o engajamento e a troca de experiências entre os participantes.


5. Pouca ou nenhuma participação dos Executivos e Líderes mais seniores no Programa. Esse é um dos sintomas de que o Programa gera pouco valor para a empresa. E o pior é quando esses líderes mais seniores não têm a menor ideia do que está sendo trabalhado no Programa.


Muitos acabam se tornando contra-exemplos do que está sendo desenvolvido. É o que chamamos aqui na FUTURO S/A de Prejuízo Cultural: quando o que é falado não é o que é praticado na organização. Todo o investimento de tempo, dinheiro e energia no Programa acaba indo para a lata do lixo... Você pode saber mais sobre o conceito do "Prejuízo Cultural" clicando aqui.


6. Não há indicadores efetivos para medir os Resultados que o Programa precisa realmente atingir. Muitos programas avaliam apenas a reação dos participantes. E poucos são os Programas que avaliam, de fato, os números que precisam atingir.


Por que esse Programa existe? Se é um Programa para acelerar o desenvolvimento de High Potentials, quantos deles estão sendo promovidos a novas posições de liderança após passar pelo Programa? O que mudou efetivamente nos seus resultados e em sua Avaliação de Performance?


Enfim, se o seu Programa não mexe nos números que são importantes para a sua empresa, provavelmente ele está apenas tomando o tempo dos seus líderes.


Para quem quiser saber mais sobre o assunto, seguem 4 posts que podem ser interessantes para você:


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7. O "70-20-10" é um belo conceito, mas é pouquíssimo colocado em prática nas ações do Programa. Muitos programas focam apenas no "10" em treinamentos tradicionais em sala de aula, EAD, livros, workshops, etc. Mas uma das razões para o fracasso de um Programa de Desenvolvimento de Líderes é não incorporar ações do 70 e do 20 no próprio Programa. Isso contribui demais para colocar o aprendizado em ação, além de promover a troca de conhecimento com outros líderes e profissionais dentro e fora da empresa.


8. Execução de Programas genéricos (os chamados cursos de "prateleira") e que servem a qualquer organização. Já falamos do problema de ter o mesmo tipo de programa para diferentes níveis de senioridade. Mas existe algo ainda pior do que isso: contar com programas de prateleira sem nenhuma conexão com a Cultura e os desafios específicos que os seus líderes enfrentam no seu dia a dia. Tomar a decisão de contar com programas de prateleira pode se tornar um belo de um tiro no pé.


9. Os Programas não focam na criação do futuro do negócio. Um dos elementos mais importantes para a atuação de líder é a sua capacidade de contratar grandes talentos, desenvolvê-los, além de gerar neles o desejo de permanecer e criar o futuro da empresa.


Se seus líderes não têm a menor ideia de como fazer isso acontecer, sua empresa tem um grande problema para resolver. E uma das grandes missões de um Programa de Desenvolvimento de Líderes é tornar isso uma realidade na empresa.


Eles precisam ser capazes de conhecer muito bem a estratégia do negócio para que possam traduzir essa estratégia em desafios para a sua equipe. Se o Porgrama não está cumprindo esse papel, ele precisa ser repensado.


10. Os Programas não promovem a colaboração entre as diferentes áreas da empresa. A grande maioria das empresas atua de forma verticalizada, organizada em áreas que não têm a visão do todo e pouco conhecem o que cada uma delas fazem. Um dos grandes benefícios de um Programa, quando bem desenhado e estruturado, é promover o pensamento horizontal dos líderes.


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Independente do tamanho do orçamento, é possível resolver esses desafios.


Já tive que fazer esses tipos de transformação em empresas com capacidade de investimento e em outras que não podiam recorrer a nenhum tipo de ajuda externa.


O grande segredo está na ESTRATÉGIA para desenhar o Programa - algo que normalmente se investe pouco tempo em boa parte das organizações.


O grande problema de não trabalhar a Estratégia do Programa é jogar milhões de reais pelo ralo, sem ver nenhum tipo de transformação na empresa. E desperdiçar tempo e energia de muita gente sem conquistar os resultados que a sua organização precisa.


Se você quiser entender um pouco mais sobre isso, conheça o nosso método dos 3 Pilares da Transformação. Além disso, aqui mesmo no site, você pode conferir alguns exemplos de cases que tive a oportunidade de liderar nos últimos anos.


No final das contas, como compartilhei em um dos itens, uma das coisas que explicam o sucesso de uma organização é a sua capacidade de contar com grandes talentos, desenvolvê-los, além de gerar neles o desejo de permanecer e criar o futuro da empresa.


Se seus líderes não estão fazendo isso acontecer, sua empresa tem um grande problema para resolver. E uma das grandes missões de um Programa de Desenvolvimento de Líderes é tornar isso uma realidade na empresa.


Um grande abraço e até a próxima!


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