12 coisas que Líderes de RH de Alta Performance fazem de diferente no dia a dia.
- André Souza
- 6 de ago.
- 3 min de leitura
Navegue nos slides abaixo e confira!
E aproveite e siga nosso perfil lá no Instagram!
Se preferir, segue o texto abaixo:
Enquanto muitos líderes de RH ainda falam de RH estratégico, RHs que atuam em alta performance já estão elevando o seu impacto e resultados nas empresas.
Veja o que eles fazem de diferente.
Quais dessas ações você (ou o seu RH) já aplica aí na sua empresa?
1. Transformam o RH em um centro de inteligência PARA o negócio. Mapeiam fortalezas, gaps e oportunidades com base em dados objetivos de gente e cultura.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
2. Dominam as competências que o negócio exige do RH hoje. Não ficam presos a modismo ou a “melhores práticas” de outras empresas. Estudam, aplicam e transformam tendências em soluções de RH específicas para as necessidades do negócio.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
3. Desenham soluções simples e de alto impacto. Sabem que relevância não está na complexidade do projeto, mas no valor que ele gera para quem está na ponta.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
4. Medem o que o RH entrega com indicadores de negócio. Apresentam dados que conectam cultura, liderança e desempenho e mostram o impacto do que fazem no P&L.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
5. Tratam cultura como um ativo gerenciável. Sabem como medir os resultados das iniciativas para desenvolver a Cultura na empresa. Conectam esses indicadores à evolução da performance da organização.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
6. Colocam o RH no centro da discussão sobre o futuro da empresa. Levam temas como IA, produtividade, modelos de trabalho e transformação organizacional para a agenda da liderança.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
7. Sabem traduzir estratégia do negócio em prioridades de gente. Esses líderes sabem que as ações do RH não podem ser paralelas à estratégia. Por isso, sabem como conectar a visão de futuro à forma de atrair, contratar, desenvolver e engajar equipes e líderes.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
8. Desafiam o time de RH a entregar com alto padrão. Formam um time com postura consultiva, visão crítica e capacidade de gerar soluções práticas que influenciam decisões.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
9. Eles desenvolvem autoconhecimento no topo da organização. Grandes CHROs ajudam líderes a enxergar seus próprios pontos cegos. E mostram como o exemplo deles impacta toda a cultura da empresa.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
10. Tratam sucessão como estratégia. Trabalham com a sucessão ambidestra, preparando líderes os desafios do presente e para o futuro. Mapeiam riscos reais, preparam movimentos com antecedência e formam esses líderes de forma estruturada.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
11. Sabem dizer não. Esses líderes interrompem iniciativas que não geram valor. Dizem não para pedidos incoerentes de líderes. Não investem em projetos que não geram resultados para a empresa.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
12. Formam outros líderes de RH. Mentoram talentos da área. Desenvolvem sucessores. Preparam a próxima geração de líderes de RH com mais estrutura e intenção.
( ) Faço no dia a dia.
( ) Não faço.
E aí? Quantas dessas ações você ou o seu RH praticam no dia a dia?
Quantas dessas ações você ou o seu RH praticam no dia a dia?
Nenhuma
Menos de 3
Entre 4 e 6
Entre 7 e 10
Sobre o autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura, na estratégia e no RH de grandes empresas.
Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.

André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA);
André é autor de 4 livros:



Comentários