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Conheça a Geração F.L.O.W.!



* Este texto faz parte do Relatório "Megatendências 2023" produzido pela FUTURO S/A.

Acesse aqui para baixar o Relatório Completo com as 5 tendências sobre o futuro do trabalho, dos negócios e das empresas.


Tendência 2: A Geração F.L.O.W.


A geração F.L.O.W. é uma sigla criada por nós aqui na FUTURO S/A que resume um conjunto de atitudes, comportamentos e anseios das pessoas em um novo mundo do trabalho que surgiu após a pandemia.


Apesar dos profissionais das novas gerações serem os grandes influenciadores dessas mudanças, o fato é que todas as pessoas que estão no mercado de trabalho atualmente (e que vivem essa época), absorvem, em maior ou menor proporção, um pouco dessas práticas, ideias e modo de agir. É um comportamento que cruza diferentes gerações.

F.L.O.W. é uma sigla que representa quatro palavras: "Freedom", "Learning", "Officeless" e "Wellbeing".



'Freedom' está conectado à relação mais fluida que as pessoas têm hoje com o trabalho, onde as opções vão muito além do emprego tradicional. Uma relação em que a autonomia, as experiências, os desafios e os aprendizados em uma atividade profissional têm tanto ou mais valor do que os anos que as pessoas passam em uma empresa.


'Learning' está conectado ao desejo das pessoas de que seu trabalho seja uma fonte tão dinâmica de aprendizado e desenvolvimento quanto o que elas têm no seu dia a dia através, ´por exemplo, das Redes Sociais e do Youtube.


'Officeless' está relacionado à expectativa das pessoas de que o trabalho vá muito além da presença física no escritório. A experiência do trabalho 100% remoto durante a pandemia abriu possibilidades de diferentes formatos e modelos de trabalho que combinam o presencial e o virtual.


E, por fim, 'Wellbeing' - que está conectado aos anseios crescentes das pessoas por equilíbrio, felicidade e bem-estar no trabalho.



Um aspecto importante que é preciso destacar é que, apesar destes elementos serem importantes como tendências de comportamentos e atitudes no mundo do trabalho, ainda se trata de uma realidade distante da grande maioria dos trabalhadores - sobretudo aqui no Brasil.


Infelizmente a maior parte das pessoas ainda não têm uma remuneração que permita que elas escolham um trabalho em função de maior liberdade, desenvolvimento ou bem-estar.


Por isso, ao mesmo tempo em que as empresas terão que lidar com os desafios relacionados a novos comportamentos do mundo do trabalho e da geração F.L.O.W., as estratégias e ações de RH precisarão contemplar as diferentes realidades que convivem no dia a dia de uma empresa.

Isso é algo que vai além de gerar frutos para os funcionários. Vai resultar em ainda mais resultados para as empresas e mais desenvolvimento para a própria sociedade.

 

* Este texto faz parte do Relatório "Megatendências 2023" produzido pela FUTURO S/A.


Acesse aqui ou clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente o Relatório Completo (34 páginas) com as 5 tendências sobre o futuro do trabalho, dos negócios e das empresas.



 

Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 3 livros:




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