top of page

Os 6 pilares das empresas preparadas para o futuro.

Atualizado: 4 de nov.

ree


Desde a fundação da FUTURO S/A, tenho tido a oportunidade de trabalhar com organizações de diferentes segmentos.


Nos projetos de transformação nessas empresas, nos aprofundamos nas suas estratégias, culturas, modelos de operação, formas de gerir talentos e, principalmente, nos resultados que alcançam (ou deixam de alcançar).


A partir das inúmeras análises e entrevistas que realizamos com C-Levels, executivos e líderes dessas empresas, identificamos um padrão claro: as organizações verdadeiramente preparadas para o futuro compartilham seis características em comum.


Os 6 pilares das empresas preparadas para o futuro.


Essas empresas:


  1. Têm uma visão clara, ambiciosa e inspiradora de longo prazo.

  2. Possuem estratégias muito diferenciadas e difíceis de replicar.

  3. Desenvolvem uma cultura transformadora que permite que equipes e líderes promovam experimentação, aprendizagem rápida e colaboração.

  4. Atraem e desenvolvem talentos de forma não convencional.

  5. São ágeis e alinhadas, com estruturas e modelos de operação que permitem reagir rapidamente às mudanças sem perder direção nem consistência estratégica.

  6. Entregam resultados excepcionais e criam valor para diferentes stakeholders.


Quando traduzidos para o inglês, esses elementos formam o F.U.T.U.R.E. Framework, o modelo proprietário da FUTURO S/A que define o que é uma empresa verdadeiramente preparada para o futuro.


Na nossa visão, uma empresa preparada para o futuro não apenas sobrevive às mudanças: ela lidera, cresce e se reinventa, mesmo em contextos de mudanças constantes.

Ao combinar esses elementos, o futuro deixa de ser uma incógnita e passa a ser uma capacidade organizacional concreta.



ree




O Future Advantage Assessment


A partir desse modelo, criamos o Future Advantage Assessment, uma ferramenta que mede o quanto uma empresa está realmente pronta para criar e sustentar vantagem competitiva nos próximos anos.


Future Advantage combina análises quantitativas e qualitativas para revelar o nível de prontidão de uma organização nessas 6 dimensões críticas.


Mais do que um diagnóstico, o Future Advantage funciona como um espelho estratégico capaz de:


  • mostrar onde uma organização está hoje;

  • quais capacidades precisa fortalecer e;

  • quais ações podem acelerar a jornada de uma empresa rumo à relevância e ao crescimento em um mundo que não para de mudar.



2025 FUTURO S/A - Todos os Direitos Reservados
2025 FUTURO S/A - Todos os Direitos Reservados


Mais do que uma ferramenta de diagnóstico, o Future Advantage Assessment é um convite para as organizações assumirem o protagonismo do próprio futuro.


Ao traduzir a prontidão organizacional em dados e ações concretas, o Future Advantage transforma o “preparo para o futuro” em algo tangível, estratégico e orientado a resultados.


Em um cenário em que tecnologia, modelos de negócio e comportamentos mudam em velocidade exponencial, não basta reagir. É preciso antecipar


E essa capacidade não nasce do acaso, mas da combinação intencional entre estratégia, cultura, talentos, execução e resultados.


Quer saber mais?


O Future Advantage Assessment é recomendado para Executivos e Líderes que desejam entender o quanto sua organização está preparada para o futuro.


É um exercício interessantíssimo para provocar visão comum e alinhamento estratégico entre diferentes áreas da empresa.


Se você quiser saber mais sobre como aplicar na sua empresa, entre em contato conosco.


Visite nosso site: www.futurosa.com.br





ree



Sobre o autor


André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura, na estratégia e no RH de grandes empresas.


Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


ree

André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.


Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA);


André é autor de 4 livros:



ree

 
 
 

Comentários


Fale Conosco

Obrigado pelo envio!

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Spotify ícone social
  • Youtube

Todos os direitos reservados © 2025

NOVA LOGO_edited.jpg
bottom of page