Uma pesquisa do MIT mostrou que as pessoas deveriam investir em investigar melhor a cultura das empresas em que pretendem trabalhar.
O artigo mostrou que uma cultura tóxica tem 10x mais influência para um funcionário pedir demissão de uma empresa do que salários e benefícios.
Mas a cultura não precisa ser tóxica para dar problema.
Eu já escrevi por aqui que existe uma grande diferença entre uma ótima empresa para se trabalhar e uma ótima empresa para VOCÊ trabalhar.
A mesma empresa que é considerada excepcional para se trabalhar para determinados perfis de profissionais pode ser uma péssima empresa para se trabalhar para outros.
E isso se deve essencialmente a um fator: a CULTURA da empresa.
Mas como minimizar o risco de aceitar uma proposta de trabalho de uma empresa e descobrir, após algumas semanas, que tomou a decisão errada?
Eu entrevistei muitas pessoas na minha carreira. E foram poucas aquelas que fizeram perguntas relacionadas à Cultura.
Fazer perguntas sobre a Cultura já me salvou de tomar decisões totalmente equivocadas na carreira....
Por trás da proposta sedutora de uma cargo executivo com uma excelente remuneração, havia uma empresa com uma cultura totalmente desalinhada do meu modelo de gestão e forma de trabalhar.
Veja esse exemplo da NVIDIA. No vídeo baixo de apenas 20 segundos, o CEO da NVIDIA deixa claro como é trabalhar na empresa.
Deu para perceber que a NVIDIA é uma empresa altamente exigente, com uma cultura perfeccionista e de entrega de resultados extraordinários?
Isso não quer dizer necessariamente que a cultura da NVIDIA seja uma cultura tóxica. Ela valoriza determinados comportamentos e atitudes de seus funcionários. A diferença é que a empresa deixa isso claro desde o início.
Mas se você não se imagina trabalhando em uma empresa com a cultura da NVIDIA, imagine-se aceitando uma proposta de trabalho de uma empresa como ela e só descobrindo essa cultura depois no dia a dia...
Isso poderia ser evitado de duas formas:
O candidato fazer perguntas sobre a Cultura da empresa.
A empresa dar informações claras para o candidato sobre a Cultura da empresa.
As empresas precisam fazer um melhor trabalho em apresentar essa Cultura de forma mais clara DURANTE o processo de recrutamento.
São poucas as empresas que conseguem traduzir de forma clara e transparente o que é valorizado e praticado no dia a dia pelos líderes.
Um exemplo claro dessa forma clara de se posicionar é o da empresa Hulu, uma das pioneiras em streaming de vídeo dos EUA junto com a Netflix.
Antes de iniciar a operação do Hulu, Jason decidiu dedicar boa parte do seu tempo em definir claramente qual seria a cultura da empresa.
E uma das coisas era exatamente a CLAREZA do posicionamento da empresa.
Seu objetivo? Atrair os talentos alinhados à filosofia e modelo de gestão da empresa. E repelir aqueles que não compartilham dessa forma de trabalhar.
Nesse vídeo de apenas 1 minuto, Jason Kliar fala sobre como eles desenvolveram isso...
Por outro lado, os candidatos também precisam fazer o seu papel para compreender melhor se a cultura dessa empresa é a ideal para eles.
Abaixo compartilho com você 10 perguntas que você pode utilizar em uma entrevista.
Sabe aquele momento clássico em que o entrevistador diz: "Você tem alguma pergunta para fazer para a gente?"
Esse é o momento de incluir perguntas sobre a Cultura da empresa.
É improvável que você consiga realizar todas as 10 perguntas abaixo em uma entrevista.
Por isso, selecione 2 ou 3 perguntas que sejam mais relevantes para você de acordo com o seu perfil, preferências ou dúvidas com relação à cultura da empresa.
Ou ainda: com base nessas perguntas que você vai ver a seguir, crie 3 perguntas que sejam relevantes para a sua tomada de decisão.
Vamos lá?
Pergunta 1:
"Se eu tivesse a oportunidade de perguntar para uma amostra de funcionários, líderes e executivos quais seriam os 3-5 principais pilares da cultura da empresa, qual seria a resposta mais comum?"
Pergunta 2:
"Se eu perguntasse para esse grupo quais seriam as 2 coisas que deveriam mudar na cultura da empresa, o que eles diriam?"
Pergunta 3:
"Quais são as 3 principais razões que normalmente fazem uma pessoa pedir demissão da empresa?"
Pergunta 4:
"Como é tomada uma decisão sobre a aprovação de um projeto na empresa?"
Pergunta 5:
"Sobre as posições que foram abertas nos últimos meses, qual foi o percentual % de profissionais que foram promovidos internamente e qual percentual % foi de contratações externas?"
"Como vocês identificam profissionais de alto potencial na empresa?"
Pergunta 6:
Quanto foi investido em treinamento e desenvolvimento nos últimos 3 anos na empresa? Qual o papel do líder no desenvolvimento de suas equipes?
Pergunta 7:
Qual o perfil de um profissional considerado como de "alta performance" na empresa? O que é mais valorizado e reconhecido pelos líderes no dia a dia? Quais são as 3-5 características que esses profissionais possuem aqui na empresa? O que eles fazem de diferente dos demais?
Pergunta 8:
Qual o perfil tipo de profissionais que são promovidos para posições de liderança na empresa? Quais são as 3 principais características de um líder aqui? Qual o perfil e modelo de gestão do CEO?
Pergunta 9:
Como as metas das áreas e das equipes são definidas? Considerando os desafios dessa posição que estou concorrendo, quais seriam os 3 principais objetivos dessa posição? Quais indicadores de sucesso dessa posição para esse ano?
Pergunta 10:
Quais são os instrumentos de remuneração variável que permitem o reconhecimento dos profissionais de alta performance?
Quais outras perguntas você adicionaria à essa lista?
Quer aprender a desenvolver a cultura que a sua empresa precisa?
Quer escalar essa cultura em todos os níveis da organização?
Conheça a nossa metodologia dos 4 Ds da Evolução Cultural.
Sobre o Autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura, na estratégia e no RH de grandes empresas.
Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA);
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A (esgotado)
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