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Foto do escritorAndré Souza

6 lições de autoliderança de Peter Drucker



Você dificilmente conseguirá acelerar o seu desenvolvimento ou liderar uma equipe de forma efetiva sem saber como liderar a si próprio.


Peter Drucker escreveu há muitos anos “Managing Oneself”, um livro curto e objetivo onde ele compartilha algumas estratégias sobre carreira e autoliderança.


Resumo aqui algumas lições preciosas desse livro, complementadas com insights da minha vivência como Executivo de RH em grandes empresas:


1. Quais são as suas fortalezas? Para ter uma carreira de sucesso, é preciso conhecer quais são seus pontos fortes e turbinar o desenvolvimento desses elementos.


Um erro clássico das pessoas é focar muito mais em desenvolver pontos fracos do que turbinar os seus pontos fortes.



2. Quais são os seus valores? Se você valoriza realizar atividades inovadoras e que desafiam o status quo, você terá muitos desafios em atuar em organizações mais conservadoras, que demoram a mudar e inovar.


Por mais que você seja um ótimo profissional, você terá dificuldades para atuar em alta performance em uma organização que valoriza elementos muito diferentes do que você acredita e pratica.



3. Como eu aprendo e me desenvolvo?

A melhor forma de observar como você aprende é quando você percebe que entra no chamado estado de "flow" - quando você percebe que perde a noção do tempo e do espaço ao começar a aprender um novo assunto.


Para acelerar o desenvolvimento da sua carreira, identifique os temas e os formatos que melhor se aplicam à sua forma de aprender.


4. Em que formato de trabalho você atinge o seu melhor desempenho?

Quais tipos e formatos de atividades fazem com que você alcance alta performance? Você curte trabalhar mais sozinho? Ou prefere trabalhar com muitas pessoas ao seu redor? Se você curte trabalhar com pessoas, você performa melhor como líder ou como colaborador individual? Você é um conselheiro ou um tomador de decisões? Quão bem você produz resultados? Aconselhando outros ou tomando a iniciativa?


5. Em quais tipos de ambientes você curte trabalhar?

Ao conhecermos nossos valores, fortalezas e como performamos em alto nível, conseguimos identificar de forma mais clara em que tipos de ambientes podemos entregar nosso máximo potencial.


Por exemplo: você atuará melhor em uma grande organização ou em uma menor? Como empreendedor ou como funcionário? Em uma startup ou em uma empresa mais estabelecida? Você tem um bom desempenho sob estresse? Ou você precisa de um ambiente altamente estruturado?



6. O que é sucesso para você? Será muito difícil que uma pessoa consiga liderar efetivamente uma equipe sem souber responder algumas perguntas:


Qual a sua visão de futuro?

Onde você deseja chegar?

O que você deseja conquistar?

O que é sucesso para você?


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