3 sinais que mostram que o seu RH está (realmente) gerando valor.
- André Souza
- há 15 horas
- 4 min de leitura

Todo RH deseja ser reconhecido como uma área imprescindível para o negócio.
Mas como saber se isso está mesmo acontecendo?
Como saber se o RH está, de fato, gerando valor?
Já parou para analisar se as atividades realizadas no dia a dia têm impacto real no negócio? Ou será que seguem acontecendo apenas porque “sempre foi assim”?
Estar super ocupado não é o mesmo que gerar impacto.
Fazer o trabalho que o líder deveria fazer não é gerar valor.
Entregar apresentações bem-feitas não significa provocar transformação.
Mas como mostrar resultados? O que é preciso medir?
Muitas áreas de RH ainda operam com indicadores que, apesar de parecerem sofisticados, não têm relevância alguma para o negócio.
São métricas de esforço, e não de impacto.
Olha um exemplo clássico:
"Realizamos 120 treinamentos no último trimestre.”
Á primeira vista, parece uma entrega excelente, não é? Mas e aí?
Quais foram os resultados desses 120 treinamentos?
Esse dado fala de volume, mas não de impacto.
Não mostra se a performance melhorou.
Não explica se o negócio cresceu.
Não mostra se os erros diminuíram ou se os líderes ficaram melhores.

"Mas medir esse impacto é difícil..."
É verdade. É por isso que, ao desenhar um treinamento, o RH jamais deveria começar pelo seu conteúdo.
Deveria começar pelos resultados que esse treinamento precisa gerar.
Se o RH deseja mostrar seu valor e seu impacto, é preciso uma abordagem bem diferente.
Por exemplo: Quando ajudamos nossos clientes a criar Programas de Desenvolvimento, nosso trabalho mais importante não é em conteúdo.
Nosso foco está em responder perguntas como:
Quais resultados esse programa precisa gerar para o negócio?
Quais indicadores vão comprovar que esses resultados foram alcançados?
Com que frequência esses dados serão apresentados à liderança?
É contraintuitivo, mas você só vai conseguir medir o valor, o impacto e os resultados do seu RH olhando para fora da área de RH.
Não é medir o trabalho que você fez (p.ex: 120 treinamentos)
É medir o resultado que você gerou para o negócio (p.ex: aumento de produtividade).

3 sinais que mostram que o seu RH está (realmente) gerando valor...
1. O "antes e depois" é nítido.
Projetos e programas geram evidências concretas de transformação!
Dados e indicadores mostram que algo mudou para melhor.
A performance melhora.
A cultura evolui.
O negócio sente.
Por exemplo:
após um novo formato de onboarding, novos funcionários passaram a entregar resultados em menos tempo.
após um programa de liderança, o turnover de profissionais de alta performance caiu em x%.
depois de uma mudança cultural, a velocidade de tomada de decisão aumentou em x%.
Isso não é um indicador de horas de trabalho.
É produtividade. É performance.
É impacto real para o negócio.
Há um tempo compartilhei por aqui 19 indicadores de alto impacto para o RH das empresas. Se você quer conhecer alguns indicadores "fora da caixa", recomendo a leitura!
Lembre-se: RH de Alta Performance se prova através dos seus resultados e não do seu esforço.
2. O RH é citado mesmo sem estar presente.
Quando o reconhecimento vem espontaneamente, é porque o RH deixou de ser apenas coadjuvante.
Mas atenção: esse reconhecimento precisa vir pelo impacto gerado, e não porque o RH está absorvendo funções que deveriam ser da liderança ou sendo o "RH herói-operacional".
"Depois do workshop com o RH, nosso time passou a resolver conflitos mais rápido."
"A gente só conseguiu lançar esse projeto porque o RH nos ajudou a organizar o time de acordo com as fortalezas que tínhamos."
Lembre-se: quando o RH não precisa ficar dizendo que é estratégico, é porque já se tornou estratégico.
3. Nada de relevante no negócio começa sem o RH.
Um novo produto vai ser lançado?
O RH é chamado para garantir os talentos certos.
Vai ter uma fusão?
O RH lidera a construção da nova cultura.
Uma nova estratégia para o negócio?
O RH trabalha para criar soluções para impulsionar essa estratégia.
O RH deixa de ser simplesmente convidado para uma reunião ou outra.
O RH passa a ser indispensável.
RHs de Alta Performance sabem exatamente o que entregam. Dominam seus indicadores, falam a língua do negócio e comprovam valor com resultados reais.
E o seu RH?
Como o seu RH tem se posicionado?
Quais resultados concretos o seu RH está gerando para o negócio?
Você precisa transformar a atuação do seu RH?
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Sobre o autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura e no RH de grandes empresas.
Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.

André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:

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