Qual empresa tem a melhor cultura? Amazon ou Apple?
Olhando só para a estratégia das empresas, não existe cultura melhor ou pior.
Para cada negócio, uma cultura.
O que importa é se a cultura naquela empresa ajuda ou não a impulsionar a sua estratégia e seus resultados.
Veja:
A busca da Amazon, em seu negócio mais conhecido (ecommerce), é oferecer preços baixos, ampla oferta de produtos e entregas rápidas.
Para isso, ela precisa ter uma cultura ultra focada em resultados, operando de forma eficiente, ao menor custo possível - resultando na melhor experiência de compra para um cliente.
Se olharmos para a Apple, seu negócio é focado em entregar produtos com o melhor design, melhor UX, tecnologia e segurança. E por isso, cobra muito mais caro do que os concorrentes.
Apesar de não ser a empresa que mais vende smartphones no mundo, a Apple concentra mais de 80% de todo o lucro desse mercado (!!!).
Para isso, ela precisa ter uma cultura focada em detalhe e refinamento, que se traduz em símbolos para reforçar sua marca como o design de suas lojas e até dos seus escritórios. A sede da empresa, por exemplo, custou mais de US$ 5 bilhões.
Nesse vídeo curto de Ben Horowitz, ele comenta mais a respeito.
1 minutinho que vale o play!
Se a cultura da Amazon fosse aplicada na Apple, certamente a Apple não teria o sucesso em seu posicionamento atual.
E vice-versa: a cultura da Apple não geraria resultados para a Amazon.
Por isso, do ponto de vista de negócios, não existe uma cultura melhor ou pior que a outra. A melhor cultura é a que ajuda a impulsionar a estratégia do negócio.
***
E olhando o ponto de vista das pessoas?
Você já de ter trabalhado em uma empresa que algumas pessoas curtiam trabalhar, mas que para você era péssimo.
Cada um de nós performa melhor em determinadas culturas.
Culturas podem atuar como imãs de determinados perfis de talentos.
Mas também podem atuar como repelentes.
Falei mais sobre isso em um conteúdo recente aqui:
A grande sacada é que as empresas podem - e devem - ser mais intencionais nesse posicionamento. Fica mais claro para todo mundo e evita decepções nas escolhas.
Veja o que o CEO da Nvidia fala sobre o seu modelo de gestão e da cultura da empresa.
Fica bem mais claro saber se se seria uma empresa que você trabalharia ou não, certo?
Dá uma olhada nesse vídeo de 20 segundos...
No final das contas, a lição é a seguinte:
Para uma empresa, não existe, comparações entre melhor ou pior cultura. O que importa é se a cultura desenvolvida ajuda ou não a impulsionar a sua estratégia e seus resultados.
***
Curtiu e quer saber mais?
Se você quiser saber mais sobre Cultura, você vai curtir também esses conteúdos aqui:
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A (esgotado)
Comments