Seu RH atua como um RH do século XX ou do século XXI?



No post anterior comentei sobre o quanto mudar a forma de atuar de RH é essencial para que a área mantenha e amplie sua relevância nesse processo de transformação das empresas.


Mas o que significa exatamente se tornar esse RH do Século XXI? Não existe uma fórmula mágica, é claro. Mas é interessante refletirmos sobre algumas práticas que o RH ainda realiza hoje e refletirmos se algumas ideias ainda fazem sentido. É importante avaliarmos se nossas ações estão, de fato, contribuindo para criar organizações que tenham sucesso em seus mercados.


Seguem algumas reflexões sobre algumas diferenças entre a atuação do RH no século XX e de RHs do século XXI.


E então? Seu RH atua como um RH do século XX ou como um RH do século XXI?



Um ponto importante que não podemos esquecer em toda essa história é que o RH continuará sendo uma área que vai sempre estar associada ao cuidado com as Pessoas. Isso é algo que não pode ser deixado de lado. Ao contrário: deve ser valorizado, até porque tudo que é feito em uma empresa é feito pelas pessoas!


Transformar a atuação do RH não significa abandonar esse lado do cuidado com as pessoas. Significa desenvolver um pensamento que vai muito além dos processos transacionais RH.


Os processos mais transacionais, apesar de serem super importantes, não são suficientes para o RH hoje e nos próximos anos. Será preciso que o RH vá muito além. Esse RH predominantemente operacional e transacional que ainda existe em muitas empresas precisará se transformar para dar conta dos desafios das empresas dessa nova Era.


Vale conferir a visão do Dave Ulrich que compartilhei no post sobre esse novo jeito de atuar do RH. Para acessar, é só clicar nesse link.


É preciso valorizar o legado do passado, manter as fortalezas do presente e desenvolver as competências para uma nova atuação nos próximos anos.


RHs do Século XX precisarão se tornar RHs do Século XXI.



Temos contribuído ativamente para ajudar organizações a realizarem essas transformações.

Além dos posts gratuitos aqui no Blog que geram insights para dezenas de milhares de profissionais, aqui na FUTURO S/A temos ajudado diversas empresas a responder essas perguntas. Utilizamos aqui uma combinação de metodologias baseada nos 3 pilares da transformação do RH.

Esse método foi desenvolvido ao longo da minha experiência como Executivo de RH em grandes organizações. Fiz essas transformações por tantos anos com os meus times que isso acabou se transformando em uma metodologia que aplicamos hoje com nossos clientes na FUTURO S/A.


A base dessa metodologia é fazer a ponte entre o presente e o futuro do negócio. E só então começar a conectar a estratégia de pessoas ao que o negócio precisa.


Se você desejar saber mais sobre como realizamos essas transformações, será um prazer compartilhar alguns cases com você.

_____________

Se você curtiu esse post, você também irá curtir esses:


Um novo modelo de atuação para o RH

Clique aqui para acessar o post completo.


Os 3 pilares da transformação do RH

Clique aqui para acessar o post completo.


16 sinais que o seu RH precisa realizar uma transformação

Clique aqui para acessar o post completo.

Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!

Receba seus posts diretamente em seu email. É só clicar aqui.


Saiba como a FUTURO S/A faz a transformação acontecer.

É só clicar aqui.


Conheça o nosso livro!

Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui.



FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social