top of page
Buscar

Sua empresa não tem plano de carreira? Que bom!



Sua empresa não tem plano de carreira? Que bom! Afinal, empresas não têm carreiras. E também não são donas da sua carreira. E como elas não são donas da sua carreira, não devem ser as empresas que vão definir o seu caminho e as suas escolhas.


O seu caminho e as suas escolhas profissionais não podem ser terceirizados. Eles são de sua inteira responsabilidade. Você é que precisa se tornar o protagonista da sua própria carreira. Você precisa ser o protagonista da sua história.


Em uma empresa com 1.000 funcionários podem existir mais de 1.000 planos de carreira. Cada pessoa tem o seu próprio plano de carreira. Algumas pessoas podem até ter mais de um plano. Podem ter o plano A, B ou C, para diferentes cenários e situações.


Um plano de carreira, nos moldes tradicionais, quando era algo definido pela sua empresa, servia apenas para lhe dar uma sensação de "previsibilidade", "estabilidade" e "segurança" que, na prática, não existe no mundo atual.

Como diz o Flavio Augusto da Silva (@geracaodevalor): "Estabilidade não existe".



Sua empresa pode mudar de cidade.

Sua empresa pode decidir mudar a estrutura e os cargos.

Sua empresa pode decidir mudar a estratégia.

Sua empresa pode decidir acabar com uma linha de negócios.

Sua empresa pode decidir eliminar uma área.

Sua empresa pode se fundir a outra.

Sua empresa ser comprada.

Sua empresa pode comprar outra empresa.

Sua empresa pode ter problemas de faturamento.

Sua empresa pode diminuir investimentos.

Sua empresa pode falir.


Tudo pode impactar o "plano de carreira". E esse impacto acontece não só por conta da empresa. Pode acontecer por mudanças que vão acontecer na sua vida.


Você pode decidir mudar de empresa.

Você pode decidir mudar de carreira.

Você pode decidir mudar de cidade.

Você pode querer morar fora do país.

Você pode querer dedicar-se a outra área de conhecimento.


São muitas variáveis para se colocar em um plano estável e concreto...


Se estabilidade não existe, o que fazer, então?


  • Foque no que você tem controle

  • Foque em objetivos concretos para a sua vida profissional.

  • Foque em realizar projetos de alto impacto.

  • Foque em ampliar seu escopo e seu nível de responsabilidade.

  • Foque em construir relações profissionais dentro e fora da sua empresa.

  • Foque em reunir-se com pessoas que tenham formas realmente diferentes de pensar.

  • Foque em trabalhar com pessoas que não façam apenas aquilo que foi pedido.

  • Foque em criar coisas novas e ir além do status quo.


Foque, sobretudo, em gerar valor. Foque em resolver os problemas mais importantes na sua área, na sua empresa e criar soluções para os seus clientes. Se você fizer isso, você aumentará substancialmente as suas chances de ter oportunidades fantásticas na sua vida profissional.

Ter acesso a oportunidades é o melhor caminho para uma carreira de sucesso.

Ter acesso a mais oportunidades permite que você tenha opções. Permite que você tenha a capacidade de escolher aquilo que vai fazer você colocar seus talentos em ação e ser feliz profissionalmente.


Por isso, não foque em um plano de carreira. Foque em gerar valor, impacto e resultados ao longo de sua carreira. Foque em gerar valor para ter acesso a cada vez mais oportunidades.


A pergunta que você deve se fazer é se você está conseguindo utilizar de forma plena o seu potencial. É saber se você está conseguindo colocar os seus talentos em ação. É saber se você está conseguindo realmente gerar valor e impacto com o seu trabalho.


Sua empresa não tem plano de carreira? Que bom! Isso significa que você é (ou precisa se tornar) o protagonista da sua história.


Um abraço e até a próxima!


 

Se você curtiu esse post, você também vai curtir esses aqui:


Porque os talentos vão embora...

Clique aqui para acessar o post completo.


Bem-vindo ao novo mundo do trabalho!

Clique aqui para acessar o post completo.


8 reflexões sobre carreira

Clique aqui para acessar o post completo.

 

Conheça os nossos livros!

 




0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page